Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

10/03/2015

Consórcios de construtoras pequenas ganham espaço

"Cbic"
10/03/2015

DCI – 10 de março

Consórcios de construtoras pequenas ganham espaço

A previsão de investimentos de R$ 4,5 trilhões em infraestrutura no País até 2022, anunciada pela Fiesp, abre espaço para pequenas construtoras.

A perspectiva é que os escândalos de corrupção diminuam o apetite das gigantes por obras públicas e aproxime o pequeno empresariado. "As grandes estão com medo após a Operação Lava Jato, isso abre espaço para junção das empresas menores", diz especialista em concorrência e doutor em finanças públicas da USP, Roger Andrade, lembrando que um consórcio desses pode envolver cerca de 15 empresas.

Exemplo desse interesse, a Construtora Moreira Ramos, de Minas Gerais, já atua em pequenas concessões públicas desde 2012, e quer encontrar parceiros para o ramo de infraestrutura. "Fizemos obras menores em diversas cidades mineiras, mas agora queremos contratos com o governo do estado", disse o presidente, Marcelo Moreira.

Para o presidente da Fiesp, Paulo Skaf, a perspectiva de investimento no setor de infraestrutura é influenciada pela alta da tributação e reajuste fiscal, bandeiras do novo ministro da Fazenda, Joaquim Levy. "Não aceitamos que nenhuma empresa seja mais onerada do que já é. Nesse sentido queremos ajuste fiscal, mas por meio de economia de dinheiro e não aumento dos tributos."

Com relação à alta burocracia para desenvolvimento das obras públicas, o presidente do TCU Aroldo Cedraz foi enfático: "Chegou a hora de dar um basta nessa tradição de atrasos".



"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-CE
Sinduscon – Grande Florianópolis
Sinduscon-PB
Sinduscon – CO
Ademi – GO
Sinduscon-MS
Sinduscon-Costa de Esmeralda
Sinduscon-MA
Ascomig
Sinduscon-Caxias
Abrainc
Sinduson – GV
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea