Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

19/11/2020

Conheça as boas práticas do Sinduscon (RS) em relação à covid-19

Com a epidemia mundial do novo coronavírus, o Sindicato das Indústrias da Construção Civil (Sinduscon) do Rio Grande do Sul planejou diversas ações para mostrar que a construção civil não era atividade de risco para a covid-19.

De acordo com Rafael Garcia, diretor do Sinduscon-RS, a entidade foi pioneira na criação de protocolos para prevenção do novo coronavírus. As orientações foram criadas conforme cada setor, como plantões de vendas, canteiros de obras.

Os materiais com os protocolos estão em formato digital e de acordo com Garcia, as recomendações criadas pelo Sinduscon-RS serviram, inclusive, de modelo para reabertura de outros setores da economia no estado do Rio Grande do Sul.

O diretor do Sinduscon-RS informou também sobre uma pesquisa de monitoramento da covid-19 nos canteiros de obras, que acontece desde maio, com o intuito de coletar dados da pandemia nos canteiros de obras, como trabalhadores com suspeita, trabalhadores infectados, entre outros.

A pesquisa acontece a cada 15 dias e tem a participação de aproximadamente 50 empresas do setor. “Queremos mostrar que o setor da construção não é vetor de propagação do novo coronavírus”, explica Garcia.

Até o final de outubro, a pesquisa mostrou que 88% das empresas da construção civil de Porto Alegre estão adotando todas as recomendações, como por exemplo, o fornecimento de máscara para uso no transporte coletivo no trajeto de ida e volta ao trabalho.

A matéria tem interface com o Mapeamento de Boas Práticas em Responsabilidade Social no setor da construção durante a pandemia da covid-19 e é parte integrante do “Projeto Responsabilidade Social e a Valorização do Trabalhador”, realizado pela Comissão de Responsabilidade Social (CRS) da CBIC, com correalização do Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional).

 

 

 

 

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-MS
Ademi – DF
Sinduscon – Grande Florianópolis
SECOVI- PB
Sinduscon-SM
Sinduscon-ES
Sinduscon-Pelotas
Sinduscon-MG
Sinduscon-AL
ASSECOB
SINDUSCON – SUL
Sinduscon-JF
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea