Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

16/10/2012

Comitê Nacional de Desenvolvimento Tecnológico da Habitação aprova os novos regimentos do Siac e do Simac

Os membros do Comitê Nacional de Desenvolvimento Tecnológico da Habitação (CTECH) do Ministério das Cidades aprovaram nesta terça-feira (16), por unanimidade, os novos regimentos do Siac (Sistema de Avaliação da Conformidade de Serviços e Obras) e do Simac (Sistema de Qualificação de Materiais, Componentes e Sistemas Construtivos).

Coordenado por Marcos Galindo, o trabalho de aprovação do regimento do Siac traz como principais pontos a simplificação do processo de Declaração de Adesão ao PBQP-H – Siac – Execução de Obras, atual nível D (Regimento Geral e Específico); a fusão dos níveis B e C, passando a haver apenas dois níveis de certificação: “B” e “A”; a adequação dos referenciais técnicos à atual ISO 9001; a integração do Siac com os outros sistemas do PBQP-H, e a inclusão de indicadores da qualidade voltados à sustentabilidade no canteiro de obras da empresa: geração de resíduos, consumo de água e energia. Já de acordo com o presidente da Abrafati e do Fórum dos gerentes do PSQ (Programa Setorial da Qualidade), Dilson Ferreira, a aprovação do novo regimento do Simac teve como principal objetivo a harmonia entre os sistemas do PBQP-H e a atuação em conjunto com o Inmetro.

Como destaque aprovado, Dilson Ferreira ressalta o fato de que o Inmetro acreditará às EGTs (Entidades Gestoras Técnicas) dos Programas Setoriais de Qualidade (PSQS) e ajudará a ampliar a rede de laboratórios acreditados.

O presidente do CTECH e vice-presidente da CBIC, José Carlos Martins, parabenizou o trabalho realizado pelo grupo, destacando a importância do resultado obtido para o setor da construção, o que foi reforçado pela coordenadora do CN-Simac, Maria Salette Weber.

Ainda durante a reunião, realizada nesta terça-feira, na sede da CBIC, em Brasília, a coordenadora-geral do PBQP-H, Maria Salette Weber, deu ciência de que foi publicada nesta terça-feira (16) a Portaria 518/2012 do Ministério das Cidades, que designa os titulares e suplentes do CTECH.

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Ademi – RJ
Sinduscon-PA
Ademi – GO
Sinduscon Chapecó
Sinduscon-SE
Sinduscon-Teresina
ADEMI – BA
SECOVI-PR
Sinduscon-RO
Sinduscon-PLA
SECOVI-GO
Sinduscom-VT
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea