Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

20/09/2017

Comat/CBIC encaminhará ao CB-02 novas sugestões de melhorias para o processo de normalização

O Grupo de Trabalho de Acompanhamento de Normas Técnicas da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat) da CBIC se reuniu nesta quarta-feira (20/09), na sede da Ademi-DF, em Brasília. As palestras apresentadas na ocasião integram o projeto Gestão das Normas Técnicas do Setor, uma iniciativa da CBIC com o Senai Nacional. Durante a reunião, ficou decidido que o GT encaminhará ao Comitê Brasileiro da Construção Civil (CB-02) da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) sugestões de melhorias para o processo de normalização.

O superintendente do CB-02, Salvador Benevides, informou sobre o andamento dos trabalhos do Comitê Brasileiro da Construção Civil (CB-02), destacando a abertura de algumas comissões de estudo para elaboração de normas, como a de Alvenaria Estrutural, no dia 15 de setembro, e as de Execução de Estrutura de Concreto, no dia 5 de outubro, bem como as de Concreto Celular, Taipas de Pilão e Superfícies frias.

Já o líder do GT de Acompanhamento de Normas Técnicas, Roberto Matozinhos, abordou o tema “Radar de normalização”, apresentando a nova edição do Boletim de Acompanhamento de Normas CBIC e Sinduscon-MG, elaborado a cada quinze dias contendo a relação das normas que estão em consulta nacional, publicadas, confirmadas e canceladas. Matozinhos e reforçou a importância do GT acompanhar de forma mais direta as normas que são revisadas e elaboradas por outros CBs, além das citadas no CB-02. Citou, como exemplo, o CB-18, que é destinado a elaboração de normas referentes ao concreto.

De acordo com o monitoramento do grupo, Matozinhos ressaltou a importância de acompanhar algumas normas como: Projeto de estrutura de aço e Concreto de edifícios em situação de incêndio; Áreas de vivencia em canteiro de obras; Espaço físico para solo urbano; Índices urbanísticos; Desempenho térmico – parte 2 e parte 4; Sistema de detecção de alarme de incêndio; Transporte terrestre de resíduo, e Placas cerâmicas.

Matozinhos finalizou dizendo que  já estão previstas para 2018 a abertura de mais oito comissões de estudo, para revisão e elaboração de normas. O mapeamento dos representantes das entidades que estão acompanhando as normas consideradas prioritárias pelo grupo está sendo atualizado e será compartilhado com os membros do GT até a próxima reunião.

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Ademi – MA
Sinduscon-AL
Sinduscom-NH
Ademi – ES
Ademi – PR
Sinduscon-MT
FENAPC
SECOVI-GO
Sinduscon-RS
Ademi – PE
Sinduscon-JP
Sinduscon-AM
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea