Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

07/10/2010

CNI revê indicadores e prevê PIB 7,5% maior este ano

 

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) reviu as previsões de alguns indicadores da economia para este ano, incluindo o Produto Interno Bruto (PIB), cujo crescimento estima em 7,5%, 0,3 pontos percentuais acima da sua expectativa anterior, de 7,2%.

As novas previsões acabam de ser divulgadas no Informe Conjuntural do terceiro trimestre da entidade.

Para a CNI, o crescimento do PIB em 2010 se deve ao aumento da demanda interna, impulsionada pelo consumo das famílias e maiores gastos do governo, da produção agropecuária, do setor de serviços e ainda dos investimentos.  

A previsão da elevação do consumo das famílias passou de 7,3% em junho para 7,6%, enquanto a expectativa do crescimento da indústria se manteve em 12,3% e a dos investimentos em 24,5%.

Segundo a CNI, o PIB poderia se expandir além de 7,5% este ano não fossem os efeitos negativos da valorização cambial.

O estudo revela também que a apreciação do real se aprofunda, em razão tanto de fatores externos, como o enfraquecimento do dólar e a “subvalorização artificial” da moeda chinesa, quanto de componentes internos, como o “expressivo” diferencial entre os juros internos e externos, que atrai capitais estrangeiros.

O estudo também prevê para 2010 inflação anual de 5%, taxa nominal de juros de 10,75% e real de 4,8%, superávit público primário de 2,35% do PIB e uma taxa de desemprego de 7%.

 

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
APEOP-PR
Sinduscon-RIO
Sinduscon-RO
Sinduscon – Foz do Rio Itajaí
Sinduscon-Pelotas
Sinduscon – Lagos
Sinduscon-AM
Sinduscon-RN
ADEMI-AM
Sinduscon-JF
Sinduscon-MT
SINDUSCON SUL CATARINENSE
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea