Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

20/08/2019

CNI: Confiança do empresário aumenta pelo terceiro mês consecutivo

Dados da pesquisa divulgada nesta terça-feira (20/08) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) revelam que o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) voltou a subir e alcançou 59,4 pontos em agosto. Pelo terceiro mês consecutivo, houve aumento do indicador, que está acima da média histórica de 54,5 pontos. a confiança segue elevada. Os indicadores da pesquisa variam de zero a cem pontos. Quando estão acima dos 50 pontos mostram que os empresários estão confiantes.

De acordo com a CNI, a confiança melhorou para todos os portes de empresas. Nas médias e sobretudo nas grandes empresas, está acima da média nacional. Nas grandes empresas, o ICEI alcançou 59,7 pontos neste mês. Nas médias indústrias, ficou em 59,5 pontos e, nas pequenas, em 58,8 pontos. O ICEI na construção ficou em 58,5 pontos, atrás das indústrias extrativa (62,8 pontos) e de transformação (59,5 pontos).

O aumento do otimismo é resultado da melhora da percepção das condições atuais dos negócios e do aumento do otimismo sobre o desempenho das empresas e da economia nos próximos seis meses. O índice de condições atuais cresceu 4,1 pontos frente a julho e ficou em 51,1 pontos. Foi a primeira vez desde março que o indicador ficou acima dos 50 pontos, mostrando que os empresários percebem uma melhora nos negócios.

O Índice de Expectativas subiu 1,5 ponto na comparação com julho e ficou em 63,6 pontos em agosto. Foi a terceira alta consecutiva do indicador, o que confirma o otimismo dos empresários em relação ao desempenho das empresas e da economia nos próximos seis meses.

A pesquisa mostra que a confiança é maior na região Norte, onde subiu 4,0 pontos e atingiu 61,7 pontos. No Nordeste, o ICEI ficou em 59,6 pontos, no Sudeste, em 58,5 pontos, no Sul, 54,9 pontos e, no Centro-Oeste, em 59,2 pontos.

Realizada entre os dias 1º e 13 de agosto, a pesquisa foi realizada junto a 2.451 empresas, sendo 945 pequenas, 917 médias e 589 de grande porte.

(Com informações da CNI)

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Assilcon
Sinduscon-MT
Sinduscom-NH
Sinduscon-Oeste/PR
AELO
Sinduscon PR – Noroete
SECOVI- PB
Abrainc
Sinduscon-MG
APEOP-SP
Sinduscon-PR
Sinduscon-AP
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea