Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

20/08/2014

CNI afirma que ano está 'perdido' para a indústria

"Cbic"
20/08/2014

O Estado de S. Paulo

CNI afirma que ano está 'perdido' para a indústria 

Segundo presidente da entidade, a indústria brasileira vive 'talvez um dos piores momentos da história'

Marina Sallowicz

A indústria brasileira vive "talvez um dos piores momentos da história" e o ano "está perdido" para o setor. A avaliação foi feita ontem pelo presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga Andrade.

"Estou como empresário há 37 anos, mas não me lembro de ter passado por um período tão difícil como passamos no ano passado e neste ano", afirmou em discurso durante evento na Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ). Segundo ele, nem mesmo os analistas têm entendido "para onde estamos indo".

Para Andrade, a indústria crescerá entre zero e 0,8% neste ano – a CNI havia chegado a estimar uma alta de até 3% para 2014. A previsão para o próximo ano é de que o setor apresente aumento entre 1,5% e 2%. "Para a economia brasileira como um todo, acho muito difícil crescer mais do que 3% (em 2015) ", disse.

Entre os motivos apontados para o desempenho negativo, ele citou problemas históricos como "carga tributária elevada, burocracia, falta de crédito, câmbio inadequado para a indústria e juros elevados".

Em relação ao segundo trimestre, disse que o desempenho da indústria foi um "fracasso". Andrade afirmou que a "indústria automobilística está perdendo vendas, o (setor do) aço está reduzindo, o setor eletroeletrônico também está diminuindo e as últimas notícias dão como certa a redução no consumo, no varejo e no atacado". Além disso, afirmou que começaram a ocorrer demissões em setores como construção civil e siderurgia.

O presidente da CNI também criticou a ausência de empenho do governo para valorizar o empreendedorismo no País. Na visão de Andrade, não há uma política com o objetivo de estimular as micro e pequenas empresas a crescerem.

A respeito de um possível aumento do custo da energia e dos combustíveis em 2015, Andrade disse que, "de certa maneira, reativa a economia". "Dá mais capital para as empresas do setor elétrico, de petróleo e gás e para a sucroalcooleira. Isso traz também pontos positivos. A preocupação maior do governo é em relação à inflação", disse.

Em seu discurso, o empresário afirmou que "a única certeza é que teremos um aumento dos preços da energia" no ano que vem, "um insumo fundamental para a indústria brasileira".

O presidente da CNI também lembrou que a entidade apresentou recentemente 42 propostas do setor aos candidatos que disputarão a Presidência da República em outubro. 'Todos se comprometeram com as propostas que apresentamos. Vamos ver se isso se realiza", disse.

Confiança em baixa. Nesta semana, a CNI já havia divulgado números mostrando que a confiança dos empresários na economia continua em níveis muito bancos. Em agosto, o índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei) ficou em 46,5 pontos, apenas 0,1 ponto acima do resultado registrado em julho, quando o indicador registrou sua quinta queda consecutiva e atingiu 464 pontos, o pior patamar da série histórica, que começou em 1999.

Na comparação com agosto do ano passado, o índice caiu 6 pontos. Além disso, continua inferior à média histórica, que é de 574 pontos. Os indicadores variam de o a 100. Os números abaixo de 50 indicam falta de confiança e acima, confiança.

Na comparação com julho, o único setor que apresentou queda (de 04 ponto), foi a indústria de transformação, que ficou com 45,2 pontos. A CNI avalia que, nesse segmento, a falta de confiança se disseminou.

Fase

"Estou como empresário há 37 anos, mas não me lembro de ter passado por um período tão difícil como passamos no ano passado e neste ano." Robson Andrade PRESIDENTE DA CNI

 


"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-TO
Sinduson – GV
APEMEC
Sinduscon-CE
FENAPC
Sinduscon-MS
Sinduscon-RO
Sinduscon-Vale do Itapocu
Sinduscon-Teresina
Sinduscon-Oeste/PR
Sinduscon-MA
Sinduscon – Vale do Piranga
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea