Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

29/05/2015

CMN atende demandas do setor da construção

A CBIC recebeu com satisfação o conjunto de medidas anunciadas pelo governo federal para alavancar o setor habitacional. Na avaliação da entidade, decisões tomadas na última reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN), em 28/05, contemplam parte das demandas do segmento e terão impacto positivo sobre a atividade. “O governo nos dá um sinal de compreender a importância do setor para a economia”, afirma José Carlos Martins, presidente da CBIC.

Preocupada com o impacto da crise econômica, a CBIC reivindicou junto ao Banco Central a liberação do uso de recursos do depósito compulsório, visando manter o fluxo do crédito para a casa própria e garantir as unidades em produção. A medida foi adotada pelo CMN, que liberou R$ 22,5 bilhões dos depósitos obrigatórios para viabilizar estas operações de financiamento habitacional.  

Outra sugestão da entidade contemplada pelo CMN foi estabelecer que somente Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRI) com lastro em financiamentos habitacionais, no âmbito do Sistema Financeiro de Habitação (SFH), sejam considerados no cumprimento da exigibilidade. Esta medida garante que os recursos da poupança financiem apenas habitação, cumprindo seu objetivo.

Na mesma direção, o Conselho Curador do FGTS irá disponibilizar uma nova linha de crédito no setor imobiliário no valor de R$ 7 bilhões. “O governo percebeu que os problemas causados ao mercado pela ausência de crédito poderiam comprometer o futuro e as expectativas das empresas do setor.”, avalia Martins.

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Ademi – GO
ADIT Brasil
Sinduscon-Costa de Esmeralda
Sinduscon-Mossoró
Sinduscon-BNU
Sinduscon-CE
Sinduscon-Pelotas
Sinduscon-RR
Sinduscon-RO
Sinduscon-MT
Ademi – ES
AEERJ – Associação das Empresas de Engenharia do Rio de Janeiro
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea