Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

15/06/2016

CBIC LANÇA GUIA DE ÉTICA E COMPLIANCE PARA A CONSTRUÇÃO CIVIL

O presidente da Câmara Brasileira de Indústria da Construção (CBIC), José Carlos Martins, reuniu nesta quarta-feira (15/06), em Brasília, empresários da construção civil e do mercado imobiliário, representantes do Judiciário e especialistas para discutir medidas que previnam a prática de corrupção.

Durante o Seminário Ética & Compliance para uma gestão eficaz, correalizado pelo SESI Nacional, a entidade lançou o Guia de Ética e Compliance para Instituições e Empresas da Construção Civil, documento orientativo com premissas para fortalecer os mecanismos de controle interno e modernizar a gestão de entidades e empresas; e apresentou 12 pontos cuja correção o setor considera essencial para evitar o registro de desvios e fomentar maior avanço no combate corrupção. “Há dois anos a CBIC começou um trabalho de conscientização e agora avançamos na capacitação, colocando à disposição do setor e da sociedade ferramentas modernas para fortalecer o controle interno”, enfatizou José Carlos Martins, presidente da CBIC.

Procurador do Ministério Público Federal junto ao Tribunal de Contas da União (TCU), Júlio Marcelo de Oliveira defendeu maior diálogo entre o setor público e empresarial para a busca de avanços nesse campo. “Não vamos construir um país sem a força motriz do setor privado”, disse Oliveira, que também defendeu medidas para o Brasil superar um quadro de corrupção sistêmica. “É preciso criar uma cultura de respeito às regras e de tolerância zero com práticas antiéticas”, acrescentou.

Presidente da Associação dos Juízes Federais (AJUFE), o juiz Antônio César Bochenek afirmou que o combate à corrupção não pode ser feito apenas pela repressão, mas deve dar prioridade também à prevenção. “A CBIC está no caminho correto, quando prepara e organiza um sistema de prevenção”, afirmou. Para ele, a prevenção é o caminho ideal para políticas de controle e combate à corrupção.  Bochenek concordou com o procurador Júlio Marcelo na avaliação de que a sociedade brasileira cultiva novos paradigmas. “A população quer regras mais efetivas para uma transformação do cenário que vivemos e dar condições de oportunidade e igualdade a todos, para que todos possam desenvolver suas atividades e, com isso, o Brasil possa avançar”, afirmou o presidente da AJUFE.

MUDANÇA CULTURAL – A preocupação com o que foi apontado como uma cultura da corrupção foi uma constante durante o debate. Especialista em licitações públicas, o advogado Fernando Vernalha defendeu a revisão de práticas e prerrogativas da administração pública que abrem espaço para desvios. “´É necessário fazer uma revisão do marco legislativo para reduzir as janelas para a corrupção. São prerrogativas exorbitantes da administração pública que abrem espaço para esse tipo de prática ilegal”, enfatizou.

COMBATE À CORRUPÇÃO – Ao tratar de licitação e contratos públicos, José Carlos Martins defendeu a correção de 12 pontos considerados importantes para prevenir desvios e fortalecer o combate à corrupção: a importância da qualidade de projetos; o não agrupamento de obras; definições prévias de licença ambiental; garantias contratuais; utilização de um orçamento responsável; equilíbrio na gestão contratual; disponibilidade de recursos; cumprimento dos contratos; transparência na cronologia dos pagamentos e alertou para os riscos das exigências excessivas. “A busca da isonomia é vital no processo licitatório”, destacou o dirigente.

O presidente da CBIC ainda propôs a criação de um canal de comunicação, aberto e transparente, para que as empresas possam denunciar aos órgãos de controle irregularidades, como desvios, exigências desmedidas, licitações dirigidas e, assim, colaborar com a legalidade nos processos licitatórios.

Confira aqui as publicações:

Guia de ética e compliance para instituições e empresas do setor da construção

Código de conduta concorrencial

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
AEERJ – Associação das Empresas de Engenharia do Rio de Janeiro
Sinduscon-BA
SECONCI BRASIL
Sinduscon-PR
Associação Nacional de Correspondentes Caixa Aqui
ASBRACO
Sinduscom-NH
Sinduscon-RN
ASSECOB
Sinduscon-PLA
APEOP-SP
Sinduscon – Vale
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea