Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

18/12/2020

CBIC Jovem promove Desafio Construção do Futuro nesta quinta-feira (17)

Atividade estimulou jovens a pensarem nos principais desafios e nas linhas de atuação possíveis para solucionar os problemas do setor

Inovação e soluções adequadas às exigências de mercado foram critérios trabalhados no ‘Desafio Construção do Futuro’. O evento, organizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção, por meio do Grupo CBIC Jovem, ocorreu nesta quinta-feira (17), em formato online e é parte da programação do São Paulo Tech Week.

O desafio teve como público-alvo estudantes e profissionais de engenharia recém-formados.

Na ocasião, os participantes se dividiram em grupos e estabeleceram temas e principais linhas de atuação para enfrentamento dos problemas no setor da construção civil.

Os conceitos, submetidos à avaliação de representantes da CBIC, foram avaliados em seis aspectos: abrangência, impacto, exequibilidade, apresentação e representatividade.

A proposta foi estimular os jovens a refletir sobre como poderiam criar impacto positivo para beneficiários específicos e para o setor como um todo. Essa é uma das premissas do CBIC Jovem, segundo a gestora da Comissão de Responsabilidade Social da CBIC e responsável pelo projeto Desenvolvimento de Lideranças da entidade, Claudia Rodrigues. “São temas que têm tudo a ver com o CBIC Jovem, o pessoal que está sempre encampando muito trabalho”, comentou.

Com o compartilhamento de ideias e experiências, busca-se fortalecer a formação de novas lideranças, como destacou o integrante do CBIC Jovem, Eduardo Damião. “O que importa é ser jovem de espírito e ter vontade de mudar e transformar a construção”, disse.

Os vencedores do desafio foram os grupos que trabalharam com tecnologia aplicada à construção e com a incorporação do conhecimento acadêmico na transformação da indústria da construção civil. Como prêmio, as equipes receberão passaporte para a edição 2021 do Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC), mentoria com os engenheiros Paula Nardelli, da Prevision, e Roberto Lopes, da Consultoria Beta Hauss, além de certificado de participação.

Ao incluir o Desafio Construção do Futuro na programação do São Paulo Tech Week, buscou-se aproximar duas áreas capazes de promover mudanças profundas nos ambientes de negócio, de acordo com a integrante da comissão organizadora do evento, Juliana Hirano. “O São Paulo Tech Week é um festival voltado para inovação, para tecnologia, pessoas e geração de negócios, importante para estudantes desse grande mercado da construção”, disse.

A participação em atividades como o desafio é uma oportunidade de ter conhecimento de técnicas e procedimentos avançados, como destacou o engenheiro e jurado do Construção do Futuro, Felipe Beck. “É um processo de transferência de tecnologia. Esse tipo de conexão funciona muito bem”, disse.

Grupo CBIC Jovem

A formação de grupo de jovens empresários e gestores da construção civil e incorporação imobiliária das cinco regiões do País é uma das principais ações de responsabilidade social da CBIC.

A iniciativa integra o projeto ‘Desenvolvimento de Lideranças’ da Comissão de Responsabilidade Social (CRS) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional).

Criado em 2016, e com previsão de ser ampliado por meio de consulta pública em 2021, o grupo visa a cumprir o objetivo estratégico de fortalecer o setor da construção e fomentar avanços e modernização.

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
ASSECOB
Sinduscon-AC
Sinduscon-RS
Sinduscon-MT
Sinduscom-VT
Ademi – PR
Sinduscon-JP
Sinduscon-PA
Sinduscon – Lagos
Sinduscon-Brusque
Sinduscon-Costa de Esmeralda
Sinduscon – Grande Florianópolis
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea