Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

13/10/2017

CBIC e Ministério do Trabalho lançam Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes na Indústria da Construção

Com o lema “Conhecer para prevenir”, CANPAT Construção 2017/2018 disseminará pelo País a importância do cuidado e respeito com o trabalhador da construção

Num esforço conjunto com o Sesi Nacional, o Serviço Social da Indústria da Construção (Seconci Brasil) e o Ministério do Trabalho, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) lançou no último dia 10 de outubro, em Brasília, a Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes na Indústria da Construção – CANPAT Construção 2017/2018. Inédita, a ação, que teve início durante a abertura do III Encontro Nacional de Segurança e Saúde na Indústria da Construção, realizado pela CBIC com a correalização do Sesi Nacional, marca o início de um novo ciclo na prevenção ao acidente de trabalho, com vistas a induzir ainda maior redução na incidência de acidentes na indústria da construção e tornar o ambiente de trabalho cada vez mais produtivo e seguro.

Para a CBIC, acidentes e doenças, além de representarem risco para o trabalhador e perda para os cofres públicos, também gera insegurança para o empregado e prejuízo para o empregador. A entidade defende que segurança e saúde do trabalhador na construção é uma escolha que só gera ganhos para o empreendedor, pois aumenta a sua produtividade e competitividade; melhora o ambiente de trabalho e as relações com os trabalhadores; valoriza a marca e fortalece a credibilidade da empresa; diminui os gastos operacionais trazidos pelo adoecimento e pelos acidentes, e cria maior empatia e compromissos dos trabalhadores com sua empresa, em uma relação de respeito e parceria.

Durante o lançamento, o presidente da Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT da CBIC), Fernando Guedes Ferreira Filho, fez o seguinte pronunciamento:

“Cumprimento o presidente da CBIC, José Carlos Martins; o Excelentíssimo Deputado Federal Rogério Marinho; a ilustre Secretária de Inspeção do Trabalho do Ministério do Trabalho, Sra. Maria Teresa Pacheco Jensen; o Excelentíssimo Magistrado do Trabalho, Dr. Rodrigo Dias; o ilustre Diretor Superintendente do Sesi Nacional, Sr. Rafael Lucchesi; a ilustre Dra. Sylvia Lorena, Gerente Executiva de Relações do Trabalho da CNI; o Excelentíssimo Deputado Estadual e presidente do Sitracon-SP, Sr. Antônio de Sousa Ramalho; amigos empresários, representantes de entidades e todos os demais presentes, os quais, em nome da CPRT, agradeço imensamente a presença.

É notório o avanço que é observado nas empresas de construção, no que toca a saúde e segurança do trabalho. São utilizadas novas tecnologias, promovidos treinamentos permanentes e fornecidos os equipamentos adequados de proteção. Essa postura, que é generalizada nas empresas formalmente estabelecidas, contribuiu, nos últimos anos, para a redução do número de acidentes e de doenças ocupacionais. Ainda, é clara a consciência dos empresários de que o bem-estar dos trabalhadores é fundamental para que o ambiente de trabalho seja equilibrado, saudável e produtivo.

Não obstante, precisamos fazer mais, e a melhor forma de promover saúde e segurança do trabalho e continuar evoluindo é informar e conscientizar empregadores e empregados, de maneira perene e com a maior amplitude possível, da importância de seguir as regras estabelecidas. Somente a conexão das atitudes de todos, empresários e trabalhadores, garantirá a existência de um ambiente de trabalho seguro e sadio.

Nesse panorama, foi idealizada a primeira Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes na Indústria da Construção, a CANPAT Construção 2017/2018. Iniciativa inédita promovida pela CBIC, por meio da CPRT, juntamente com a Secretaria de Inspeção do Trabalho, o Sesi Nacional e os Seconcis, que tanto orgulham os empresários de nossa indústria. É a primeira vez que empregadores do setor e a Fiscalização do Trabalho se unem em um evento de tamanha dimensão, o que nos deixa honrados e confiantes quanto ao seu sucesso.

Como materialização da CANPAT Construção, até março de 2018 ocorrerá, no mínimo, um evento em cada região do país com a participação dos promotores, quando serão realizadas palestras, apresentação de casos e de estatísticas e dados do setor. Já estão confirmados eventos em Ribeirão Preto (SP), Fortaleza (CE), Belém (PA), Goiânia (GO) e Porto Alegre (RS).

O objetivo da CANPAT Construção é disseminar as boas práticas de empresas e entidades do segmento em todo o país, para que todos conheçam as melhores experiências adotadas nos canteiros de obras e apliquem em seu dia a dia. Seu objetivo também é de reunir todos os atores envolvidos em saúde e segurança, para debaterem as questões que atingem o setor da indústria da construção.

Para alcançar esse propósito, não posso deixar de ressaltar a participação do Sesi Nacional, que há mais de 70 anos é uma das maiores referências em promoção da segurança, saúde e qualidade de vida dos trabalhadores no País, oferecendo cada dia mais e melhores serviços à indústria, e também à sociedade brasileira.

Da nossa parte, dos empresários da construção, também deve ser destacada a ativa e eficiente atuação do Serviço Social da Indústria da Construção Civil – Seconci, cuja qualidade de atendimento aos trabalhadores do nosso setor, bem como o universo de pessoas alcançadas são impressionantes e gratificantes.

Aos auditores do Ministério do Trabalho, aqui representados na pessoa da sra. Secretária Maria Teresa, quero deixar um especial agradecimento pela altivez e disposição de seguirmos juntos nesse desafio, que não é modesto e certamente significará um novo momento na relação entre os empregadores da construção e a Fiscalização do Trabalho, cujo papel visa o mesmo propósito de todos os envolvidos: a busca do bem-estar dos trabalhadores brasileiros.

Para exteriorizar esse sentimento de gratidão, convido para que cheguem ao meu lado o José Carlos, a Sra. Maria Teresa, o Rafael Lucchesi e o Antônio Carlos Salgueiro, do Seconci Brasil.

Nesse momento, em que entregaremos uma estatueta símbolo a cada um de seus promotores, é oficialmente lançada a primeira Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes na Indústria da Construção. A primeira de muitas! Muito obrigado a todos!”

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-MT
Sinduscon-BNU
Sinduscon-SF
FENAPC
Sinduscon Anápolis
Sinduscon-Oeste/PR
Sinduscon-Norte/PR
Sinduscon-MG
Sinduscon-RIO
Sinduscon – Grande Florianópolis
ANEOR
Sindicopes
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea