Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

07/02/2020

CBIC apresentará guia sobre reuso de água durante workshop em MS

As crises de abastecimento ocorridas nos últimos anos têm levado a população de centros urbanos brasileiros a conviver com o racionamento no fornecimento de água. Frente a isso, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) desenvolveu, com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional) e do Sindicato da Construção Civil de São Paulo (Sinduscon-SP), o ‘Guia orientativo para atendimento à Norma de Conservação de Água e Uso de Fontes Alternativas em Edificações’. No dia 13 de fevereiro, de 9 às 13 horas, a gestora da Comissão de Meio Ambiente e Sustentabilidade (CMA) da CBIC, Alessandra Lacerda, estará em Cuiabá para apresentar o guia durante o workshop ‘Conservação e Reuso de Água em Edificações’.

Para a Alessandra Lacerda, a ideia é divulgar a publicação das normas, elaboradas no âmbito do CB-002 Comitê Brasileiro da Construção Civil da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e reforçar que o guia é um instrumento orientativo, e não substitutivo a elas. “Vamos apresentar o conteúdo das normas de forma mais atrativa, mais ilustrativa, atraindo a atenção especialmente dos jovens profissionais e estudantes que ingressam o setor sem ter familiaridade com os documentos técnicos”, explica. “Acreditamos que os guias orientativos de normas técnicas desenvolvidos pela CBIC têm essa missão maior de repassar o conteúdo e instigar a consulta às demais normas relacionadas ao tema, promovendo, assim, o desenvolvimento evolutivo da cadeia produtiva”, acrescenta Alessandra.

O guia tem como objetivo disseminar a publicação das normas:

  • ABNT NBR 16782:2019 – Conservação de água em edificações;
  • ABNT NBR 16783:2019 – Uso de fontes alternativas de água não potável em edificações; e
  • ABNT NBR 15527:2018 – Água de chuva – aproveitamento de coberturas em áreas urbanas para fins não potáveis.

“Esperamos que o guia contribua de forma positiva para a disseminação de condutas mais eficientes e seguras no que se refere à conservação de água e aos usos de fontes não potáveis, estimulando boas práticas, diminuindo riscos, prezando pela viabilidade técnica e econômica das soluções e atuando em prol da gestão integrada dos recursos hídricos”, destaca a gestora.

Além do guia serão apresentados outros instrumentos de apoio (vídeos e apresentações), que serão disponibilizados de forma online aos associados da CBIC, com o objetivo de difundirem a prática ligada à gestão integrada de recursos hídricos em suas bases.

Os assuntos tratados têm interface com o projeto ‘Desenvolvimento Sustentável na Indústria da Construção’, realizado pela CBIC e o Senai Nacional.

Realizado pela InfinityTech e Opersan Soluções Ambientais, o evento conta com o apoio da CBIC, do Sindicato da Construção de Mato Grosso (Sinduscon-MT).

SERVIÇO
Workshop sobre a conservação e reuso de água em edificações
Data: 13/02
Horário: 09 às 13 horas
Local: Hotel Delmond Cuiabá
Período de inscrição: 01/02 a 10/02 pelo link: bit.ly/2usXOuf
* Inscrição gratuita mediante a doação de 1 lata de leite em pó que deverá ser entregue no credenciamento do evento a partir das 08h do dia 13/02

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-Oeste/PR
SINDUSCON SUL CATARINENSE
Sinduscon-BNU
Sinduscon-SP
Sinduscon-PB
Sinduscon-JP
Sinduscon-Brusque
Sinduscon – Vale do Piranga
Sinduscon – CO
Sinduscon-Joinville
Ademi – AL
Sinduscon-SE
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea