Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

29/03/2021

Casos de Covid-19 seguem em ascensão em SP e setor reforça rigor na prevenção

Os casos suspeitos de contaminação pela Covid-19 nos canteiros de obras do Estado de São Paulo continuaram se elevando, de 0,54% para 0,60% do número de trabalhadores; e os casos confirmados, de 0,35% para 0,48%.

Os dados são da 44ª Pesquisa “Conhecendo as Ações das Construtoras Paulistas no Combate à Covid-19”, realizada semanalmente pelo Sindicato da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP) e Serviço Social da Construção Civil do Estado de São Paulo (Seconci-SP).

Entre as empresas pesquisadas, os casos de internação hospitalar subiram de 1 para 6.

Segundo os presidentes do SindusCon-SP, Odair Senra, e do Seconci-SP, Haruo Ishikawa, o setor deve colaborar com as medidas restritivas adotadas pelas autoridades, reduzindo as atividades nos canteiros ao mínimo necessário para preservar a integridade e a segurança das obras.

“Um foco de infecção entre poucos funcionários em postos-chave pode não só contaminar os demais como paralisar por semanas toda uma obra de centenas de trabalhadores. Dificuldades impostas por restrições nas próximas semanas certamente serão superadas por um retorno mais rápido à atividade econômica, do que se tais medidas não forem respeitadas”, alertam Senra e Ishikawa.

Nesta 44ª rodada, foram obtidas respostas de 48 empresas, responsáveis por 556 obras, envolvendo 34.969 empregos diretos e terceirizados, de 18 a 24 de março.

Principais resultados da 43ª Pesquisa:

  • 0,60% afastados por suspeita de Covid-19;
  • 0,48% afastados por confirmação da doença;
  • 552 obras em andamento e 4 paradas;
  • 96% do pessoal estão em atividade;
  • 100% das empresas adotam medição de temperatura e higienização das mãos, dão orientações diárias sobre prevenção, e higienizam e realizam demarcações em áreas de vivência;
  • 98% orientam sobre limpeza dos Equipamentos de Proteção Individual e afixam informativos impressos sobre a Covid-19 nos locais de circulação;
  • 96% fornecem máscaras para o transporte e para utilização na obra;
  • 94% realizam limpeza de EPIs e ferramentas e instituem horários escalonados para entrada, saída e refeições;
  • 90% realizam outras práticas para a prevenção da contaminação entre os trabalhadores e a comunidade.
  • 86% distribuem divulgam aos trabalhadores cartazes e vídeos de orientação do SindusCon-SP e do Seconci-SP;
  • 84% divulgam informativos eletrônicos sobre a Covid-19.

Os presidentes do SindusCon-SP e do Seconci-SP reafirmam o convite para mais empresas com obras no Estado de São Paulo participarem das próximas rodadas; basta enviar um e-mail para [email protected] e o Seconci-SP entrará em contato para incluir a construtora na enquete. As entidades garantem sigilo absoluto sobre as informações prestadas.

Veja os relatórios completos das rodadas da pesquisa:

Cinco últimas

35ª à 39ª

30ª à 34ª

25ª à 29ª

19ª à 24ª

13ª à 18ª

7ª à 12ª

Seis primeiras

Essa matéria integra o Mapeamento de Boas Práticas em Responsabilidade Social no setor da construção durante a pandemia do coronavírus dentro do ‘Projeto Responsabilidade Social e a Valorização do Trabalhador’, realizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em correalização com Serviço Social a Indústria (Sesi Nacional).

 

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sicepot-RS
Sinduscon – Grande Florianópolis
Sinduscon-BA
Ademi – GO
Sinduscon-JP
APEMEC
Sinduscon-SE
Ademi – PR
Sinduscon-PE
SECOVI-PR
Sinduscon Chapecó
Sinduscon-ES
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea