Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

23/11/2017

CANPAT Construção 2017/2018 em Ribeirão Preto reforça importância do cuidado e respeito com o trabalhador da construção

Cerca de cem pessoas, empresários, engenheiros e técnicos de Segurança e Saúde no Trabalho (SST) e representantes do Ministério do Trabalho, da Prefeitura de Ribeirão Preto, dos trabalhadores do setor da construção, do Seconci e do Sesi, participaram nesta quinta-feira (23/11), em Ribeirão Preto (SP), do lançamento local da CANPAT Construção 2017/2018. Primeiro dos cinco eventos regionais programados pela Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT) da CBIC, em conjunto com o Ministério do Trabalho, por meio da Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT), e correalização do Sesi Nacional, o Seminário Regional – Edificar o Trabalho cumpriu o seu papel de disseminar aos empresários e trabalhadores do setor da construção da cidade e região não apenas dados sobre condições que levam a acidentes e doenças do trabalho, suas consequências e a quantidade de ocorrências, mas também o de apresentar as boas práticas desenvolvidas pelo setor da construção em todo o país em prol do trabalhador. “Saúde e Segurança no Trabalho (SST) merece uma atitude perene, constante e proativa, com a meta de buscar sempre acidente zero no setor da construção”, destacou o presidente da CPRT, Fernando Guedes, na abertura do evento, reforçando a importância da campanha para proteger o maior bem da empresa, que é o seu trabalhador.

Pelo incentivo à realização do evento em Ribeirão Preto e pelos trabalhos realizados em SST no setor da construção ao longo dos anos, o líder do projeto de SST da CBIC, Haruo Ishikawa, representando o SindusCon-SP e o Seconci-SP, foi homenageado com a estatueta da CANPAT Construção 2017/2018. Haruo Ishikawa elogiou a iniciativa do seminário e reforçou a importância do planejamento, da capacitação e da qualificação dos trabalhadores. “Estou há 35 anos no setor da construção e esse trabalho desenvolvido pela CBIC, com o Sesi, o Senai e os Seconcis, em prol dos trabalhadores, segue na linha de ajudar no desenvolvimento do País”, disse.

“A cidade vê a iniciativa como muito boa”, destacou o secretário de Infraestrutura da Prefeitura de Ribeirão Preto, Pedro Luiz Pegoraro, ao anunciar que a prefeitura assinará termo de compromisso de financiamento para obra de mobilidade urbana, o que dará grande impulso à área de construção civil em Ribeirão Preto, “por isso a importância da discussão de SST para que os empresários entendam que o trabalhador é o seu maior patrimônio”. “A construção civil é a indústria que mais emprega e é importante termos essas discussões aqui”, disse o presidente da Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Ribeirão Preto, Carlos Eduardo Alencastre, entidade que sediou o Seminário Regional Edificar o Trabalho, que integra a CANPAT Construção 2017/2018. “O tema da CANPAT Construção segue a linha proposta pelo seminário e pelo Sesi: conhecer para prevenir”, mencionou o diretor do Sesi Unidade de Ribeirão Preto, Alvaro Alves Filho. “Eventos iguais a este orientam, esclarecem e organizam a sociedade. Temos que dar valor”, afirmou o representante do Sindicato dos Trabalhadores, Carlos Miranda. “Só vamos chegar a um objetivo comum,  que é melhorar as condições de trabalho, se caminharmos juntos”, reforçou o auditor Fiscal do Trabalhado, da Secretaria de Inspeção do Trabalho do Ministério do Trabalho, José Almeida Martins de Jesus Júnior.

O evento também contou com a participação da auditora Fiscal do Trabalho, Maria de Fátima Magalhães Ferreira, representando a Gerência Regional de Trabalho e Emprego; da especialista da Unidade de Saúde e Segurança na Indústria do Sesi-DN, Renata Rézio, que apresentou as estratégias do Sesi na área de SST; do gerente Regional do Seconci-SP, Agnaldo Francisco da Silva, e da gerente de Relações com o Mercado, Flávia Pinto Coelho, que divulgaram as ações desenvolvidas pelo Seconci em prol do trabalhador, que é custeado pelos empresários, com custo zero para o trabalhador.

Na parte da tarte, o evento debateu a Reforma Trabalhista, com a participação da gerente executiva de Relações do Trabalho da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Sylvia Lorena, que tratou das alterações nos contratos individuais do trabalho; do advogado Renato Romano Filho, que abordou as novas regras sobre as negociações coletivas, e do presidente da CPRT/CBIC, Fernando Guedes, que comentou as expectativas sobre a transição e implementação das novas regras trabalhistas. O seminário de Ribeirão Preto é uma iniciativa da CPRT/CBIC, com a realização do SindusCon-SP, Seconci-SP, Ministério do Trabalho, com a correalização do Sesi-DN.

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Ademi – DF
Sindicopes
SECOVI-SP
Sinduscon-RS
ADEMI – BA
Sinduscon – Lagos
Sinduscon-Teresina
Sinduscon – Vale
Ademi – RJ
Sinduscon-Joinville
Sinduscon – CO
SECOVI-GO
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea