Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

24/05/2010

Candidatos à presidência da República recebem propostas do setor industrial

Nesta terça-feira, em Brasília, representantes da indústria apresentarão aos pré-candidatos à Presidência da República – Dilma Rousseff, José Serra e Marina Silva –, o documento “A Indústria e o Brasil – Uma agenda para crescer mais e melhor”.


O encontro, promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), visa debater com os candidatos as propostas do setor para o período de 2011 a 2014 a fim de melhorar o desempenho da economia.


O documento traz um diagnóstico da economia e as alternativas em vários campos de atividade, como tributação e comércio exterior para o crescimento sustentável do país.


O trabalho aponta soluções para 12 áreas de atuação: segurança jurídica, macroeconomia do alto crescimento (investimentos), tributação e gasto público, financiamento, relações do trabalho, infraestrutura, educação, inovação, comércio exterior, meio ambiente, burocracia e micro e pequena empresa.


A CNI destaca que a insegurança jurídica, com proliferação de normas e alterações constantes, inibe a tomada de decisões e afugenta investimentos.


A entidade propõe, entre outras medidas, a reforma política, uma restrição ao uso de medidas provisórias, além do respeito e garantia à propriedade privada.


Os empresários defendem, ainda, a fixação de limites dos gastos públicos correntes, a reforma da Previdência Social e a elevação da poupança das famílias como medidas para elevar a poupança doméstica e, desta forma, ampliar os investimentos.


Na área trabalhista, a CNI quer regulamentar o trabalho terceirizado e reduzir as despesas de contratação na folha de pagamentos, entre outras medidas.


O documento da entidade informa que o Brasil investe somente 2% do PIB em infraestrutura, o que representa um terço dos gastos da China e do Chile, e metade do que a Índia investe.


Para tornar possível aumentar os investimentos, a indústria sugere uma série de iniciativas, entre as quais uma redução dos encargos nas tarifas de energia elétrica, uma reforma institucional do modelo de intervenção do Estado na área de transportes, e a independência das agências reguladoras.


O presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Paulo Safady Simão, participará do evento.
 

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-Norte/PR
Sinduscon-Mossoró
Sinduscon-MT
Sinduscon-Joinville
Sinduscon-MS
Sinduscon-SF
Sinduscom-VT
Assilcon
Sinduscon – Norte
ANEOR
APEOP-PR
Sinduscon-RN
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea