Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

26/06/2020

Campanha ganha reforços na prevenção da Covid-19 nos canteiros

O Sindicato da Indústria da Construção do Pará (Sinduscon-PA) e o Serviço Social da Indústria do Estado (Sesi-PA) unem-se mais uma vez para uma nova etapa da campanha ‘Com Cuidado Se Constrói’, que agora ganha a participação do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil do Município de Ananindeua (Sinteclan) e da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Pará (SRTb-PA).

Nessa sexta-feira (26), a nova ação conjunta ocorreu no canteiro de obras do Residencial Novo Cristo II, localizado na Estrada do Icuí-Guajará, em Ananindeua, pertencente à empresa Sintese Moradia, e contou com a presença do presidente do Sinduscon-PA, Alex Dias Carvalho, do superintendente adjunto do SRTb-PA, Jomar Sousa Ferreira Lima, de Osvaldo Moreira Dias, que preside o Sinteclan e da diretores da Sintese, Lecy Garcia e Rodrigo Garcia.

 

 

Mestre Gil, mascote da campanha, participa das atividades com os trabalhadores no canteiro de obras (Crédito: Divulgação/Sinduscon-PA)

 

Em apenas vinte dias, já foram atendidos mais de 600 trabalhadores do setor da construção – a meta é chegar a 2 mil participantes na Grande Belém. O objetivo básico é ampliar, sistematizar e padronizar as ações da entidade nos canteiros, iniciada em março, com as orientações de saúde e segurança para os trabalhadores da construção civil na prevenção do contágio pelo novo coronavírus.

Na programação, foram realizas palestras, triagem com foco em orientações sobre sintomas da doença, higiene pessoal no ambiente de trabalho e doméstico, regime de trabalho frente ao distanciamento social ou isolamento, prevenção aos riscos invisíveis, mecanismos de proteção, minimização de riscos.

 

Técnicas do Sesi ministrando palestra sobre a prevenção do COVID-19 (Crédito: Divulgação/Sinduscon-PA)

 

“Ficamos muito felizes com a participação do Sinteclan e da Superintendência do Trabalho em nossa campanha no município de Ananindeua”, disse o presidente do Sinduscon-PA, Alex Carvalho. “Temos buscado cada vez mais melhorar a nossa união com todas as pessoas e classes que fazem parte do setor da construção. Com essa união e convergência, quem lucra com isso é a saúde e a segurança do trabalhador”, observa.

“Quando as entidades estão unidas para buscar cada vez mais racionalizar, otimizar e flexibilizar tendo como objetivo final dar maior segurança nos canteiros, estaremos promovendo a permanência dos profissionais nos seus empregos com as condições de saúde ideais, o que é extremamente importante e benéfico para eles, suas famílias e à sociedade”, entende o dirigente sindical.

 

Osvaldo Moreira Dias, presidente do Sinteclan, fala sobre a união dos sindicatos para proteção dos trabalhadores do setor (Crédito: Divulgação/Sinduscon-PA)

 

“É um prazer muito grande de ser convidado pelo Sinduscon-PA para participar dessa reunião juntamente com os nossos trabalhadores, com os quais passamos por esse momento difícil [de crise sanitária no Estado e no País]”, afirmou Osvaldo Moreira Dias. “As reuniões e palestras nos canteiros de obras em Belém e Ananindeua são ações gratificantes. Elas fortalecem mais a bandeira de orientar nossos colaboradores de Ananindeua para prevenir o contágio desse vírus”, considerou.

“No momento que dispomos, em nosso local de trabalho, de Equipamentos de Proteção Individual, diminuímos o risco a esses trabalhadores. Portanto, a iniciativa do Sinduscon-PA é algo absolutamente importante e que enriquece mais o nosso conhecimento nesse grave e preocupante momento de pandemia. Agora estamos todos juntos – Sinduscon, Sindicato dos Trabalhadores e os trabalhadores do município de Ananindeua. Agradecemos por esse momento”.

 

Jomar Sousa Ferreira Lima, superintendente adjunto do SRTb-PA (Crédito: Divulgação/Sinduscon-PA)

 

“Essa campanha do Sinduscon e Sesi veio para agregar a tudo o que tivemos feito em prol da segurança e saúde”, declarou Jomar Lima, da SRTb-PA. “Ela integra a Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes no Trabalho. Sabemos que atravessamos um momento crítico de pandemia, mas acho que com essa iniciativa teremos oportunidade de superá-lo, e, se Deus permitir, os trabalhadores não serão afetados e teremos sucesso em nossos empreendimentos”, afirmou.

“O Ministério, por meio da Fiscalização do Trabalho, estará sempre aberto para colaborar com quaisquer iniciativas das instituições. Para as nossas conversações e reuniões técnicas nos canteiros, divulgaremos a nova norma de segurança da construção civil, que teve um esforço muito grande, tanto do governo federal quanto dos sindicatos, dos trabalhadores e patronal, possibilitando maior gestão de segurança”, declarou Jomar Lima.

 

(Crédito: Divulgação/Sinduscon-PA)

 

Para o carpinteiro Márcio Nascimento, que trabalha há 6 anos na Sintese Moradia, esse encontro dos sindicatos com os trabalhadores da construção civil é muito positivo. “Essa palestra é um aprendizado sobre essa epidemia de como devemos nos posicionar, cuidar e manter a nossa proteção no canteiro de obra e nos outros locais para combater essa doença.

 

Alex Carvalho, Lecy Garcia, Mestre Gil e Jomar Lima (Crédito: Divulgação/Sinduscon-PA)

 

A união dos sindicatos [laboral e patronal] é muito importante, são eles que nos apoiam e lutam pela gente nesse momento difícil e em todas as situações para a nossa melhoria. Com ajuda deles sempre estaremos unidos. Eles representam todos que trabalham na construção civil”, declara Nascimento.

Para evitar o contágio, todos os conteúdos informativos (cartilhas, cards, cartazes, por exemplo) serão repassados ou distribuídos aos trabalhadores por meio digital (e-mail, WhatsApp e redes sociais).

 

 

 

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-SM
Sinduscon-ES
Sinduscon-Mossoró
Ademi – SE
Sinduscon-SF
ADIT Brasil
Sinduscon – CO
SECOVI-PR
Ascomig
Sinduscon-TAP
Sinduscon-RIO
Aconvap
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea