Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

16/09/2010

Caixa apresenta Selo Casa Azul a empresários de SP

A Caixa Econômica Federal apresentou esta semana, em São Paulo, detalhes do projeto Selo Casa Azul, que visa incentivar a construção de empreendimentos sustentáveis.

Trata-se do primeiro sistema brasileiro de classificação de sustentabilidade na construção habitacional.  

O objetivo é conscientizar empreendedores imobiliários sobre as vantagens das construções sustentáveis, incentivar o uso racional de recursos naturais e reduzir o custo de manutenção dos edifícios e as despesas mensais de seus usuários.

O Selo possui 53 critérios de avaliação, distribuídos em seis categorias: Qualidade Urbana, Projeto e Conforto, Eficiência Energética, Conservação de Recursos Materiais, Gestão da Água e Práticas Sociais.

A adesão é voluntária e há três níveis de gradação: bronze, para empreendimentos que atendem aos critérios obrigatórios (medição individualizada, uso de bacia sanitária de seis litros e com duplo acionamento, e 20% de área permeável no condomínio); prata, para empreendimentos que atendam aos critérios obrigatórios e seis de livre escolha; e ouro, para empreendimentos que atendam aos critérios obrigatórios e 12 de livre escolha.

O Selo se aplica a todos os tipos de projetos de empreendimentos habitacionais propostos à Caixa para financiamento ou nos programas de repasse.

Empresas construtoras, poder público, empresas públicas de habitação, cooperativas, associações e entidades representantes de movimentos sociais podem se candidatar a receber o Selo.

A iniciativa se soma a outras importantes medidas da Caixa indutoras da produção habitacional com sustentabilidade ambiental, tais como: o uso de madeira com origem legal na construção; o incentivo financeiro para sistemas de aquecimento solar de água e a necessária medição individualizada de água e gás nos prédios.

O método utilizado pela Caixa para a concessão do Selo consiste em verificar, durante a análise de viabilidade técnica do empreendimento, o atendimento aos critérios estabelecidos pelo instrumento que estimula a adoção de práticas voltadas à sustentabilidade dos empreendimentos habitacionais.

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Ademi – MA
SECOVI-SP
SECOVI-PR
Sinduscon-Costa de Esmeralda
Sinduscon-AP
Sinduscon-Mossoró
Sinduscon-Vale do Itapocu
Sinduscon-PE
Sinduscon-JF
AELO
ADEMI-AM
FENAPC
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea