Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

14/05/2014

Cai procura por potencial construtivo

"Cbic"
14/05/2014

Gazeta do Povo

Cai procura por potencial construtivo

Dados da prefeitura de Curitiba mostram que a comercialização de potencial construtivo na cidade sofreu uma queda nos últimos anos. Desde 2009, a negociação do título tinha sido crescente, até atingir o ápice em 2011, quando mais de 200 mil m² foram adquiridos na capital paranaense. A queda começou em 2012, com a venda de 152 mil m². No ano passado, a procura foi ainda menor e apenas 100 mil m² foram vendidos.

A compra de potencial construtivo dá ao proprietário de um imóvel o direito de exceder os limites de construção fixados pela legislação municipal. Segundo o consultor Marcos Kahtalian, do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Paraná (Sinduscon-PR), o aquecimento do mercado imobiliário tornou a comercialização desse tipo de título atraente para as construtoras, principalmente pela possibilidade de aumentar o tamanho dos empreendimentos.

A queda na negociação do potencial construtivo, porém, não foi surpresa para o mercado. Para a prefeitura, a redução é um reflexo do setor imobiliário, que experimentou um aquecimento justamente nos anos de maior negociação dos títulos.  Em 2011, houve um boom do mercado imobiliário, já em 2012 foi possível verificar uma redução de 25% a 30% na comercialização de potencial construtivo , conta o superintendente técnico da Secretaria Municipal do Urbanismo de Curitiba, Solano Glock.



"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sicepot-RS
Sinduscon-PLA
Sinduscon-JF
SECOVI-SP
Sinduscon-GO
Sinduscon – Vale
Sinduscon-TAP
Sinduscon-Porto Velho
Sinduscon-Teresina
Sinduscom-VT
ADEMI-AM
Sinduscon-BA
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea