Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

06/12/2010

Brasileiros quitam imóvel antes do prazo

CBIC Clipping

06/12/2010 :: Edição 021

Jornal Folha de S. Paulo/BR|  05/12/2010

Brasileiros quitam imóvel antes do prazo

Apesar de os bancos oferecerem financiamentos imobiliários por um prazo de até 30 anos, o período contratado tem chegado, na média, a duas décadas. E o mutuário paga em ainda menos tempo: oito anos, de acordo com a Abecip (Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança).

 "É muito comum as pessoas irem amortizando [a dívida] quando recebem o 13º salário, com o FGTS e ao melhorarem de vida, afirma Jorge Hereda, vice-presidente de governo da Caixa.  Na Caixa, o prazo médio de contratação com recursos da poupança é de 19 anos, mas, na média, o pagamento é feito em 13 anos e 9 meses.

 Luiz Antônio França, presidente da Abecip, destaca que amortizar o saldo devedor a cada dois anos com o FGTS -intervalo mínimo exigido- é mais vantajoso do que deixar o dinheiro no fundo, que rende 3% ao ano mais TR (Taxa Referencial).  Neste ano, até outubro, foram feitos 812,2 mil saques do FGTS para a moradia, totalizando R$ 5,73 bilhões, 24,5% a mais que em 2009.

 Para Ana Maria Castelo, coordenadora de projetos da construção da FGV, o Brasil "vive uma situação tranquila", distante da dos Estados Unidos antes da crise de 2008, quando não era preciso dar entrada para ter uma moradia e podia-se hipotecar o mesmo imóvel mais de uma vez para comprar bens de consumo.(TR ) 

"banner"  
"banner"  
"banner"  
"banner"  

 
"Cbic"
COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-Brusque
Abrainc
Ademi – SE
Sinduscon PR – Noroete
SECONCI BRASIL
Sinduscon-RO
Sinduscon-MG
SECOVI- PB
Sinduscon-AC
Sinduscon-AM
Sinduscon-BA
Sinduscon-ES
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea