Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

18/03/2010

Brasil reassume meta da ONU para saneamento até 2015

Os representantes dos países que participaram da 2ª Conferência Latinoamericana de Saneamento (Latinosan 2010) assinaram ontem (17) a Carta de Foz de Iguaçu, reassumido os compromissos assumidos na 1ª Conferência, em 2007, especialmente quanto às metas de saneamento para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), da Organização das Nações Unidas (ONU), para 2015.


Foi criado o “Grupo de Trabalho Inter-países Latinosan, que se reunirá anualmente a fim de acompanhar o desenvolvimento das políticas no setor e organizar a 3ª Conferência em 2013 na Cidade do Panamá.


Assinaram o documento, representantes da Jamaica, Bolívia, Peru, Brasil, Argentina, Colômbia, Uruguai, Paraguai, Panamá e Nicarágua, do Fórum Centro-Americano e da Republica Dominicana de Água Potável e Saneamento (Focard) e da Rede de Água e Saneamento de Honduras (Ras-Hon).


Na carta, os países ressaltam problemas como a ausência de planejamento territorial, falta de controle do uso do solo urbano, impermeabilização excessiva, ocupação de áreas vulneráveis e não priorização de soluções sustentáveis para a gestão de águas pluviais.


Os participantes afirmaram compromisso e vontade política para fomentar programas de pesquisa em saneamento, com ênfase no desenvolvimento de tecnologia de operação simplificada e de baixo custo, em forma de intercâmbio.


Ainda prevêem intensificar o controle da qualidade da água para consumo humano, ações de educação sanitária e ambiental, mobilização social em saneamento, além de políticas de prevenção e gestão de riscos de desastres.

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscom-NH
Sinduscon-Pelotas
Sinduscon Anápolis
Sinduscon – Vale
Sinduscon-RO
Sinduscon-SE
Sinduscon-TAP
Sinduscon – Lagos
Ademi – GO
Sinduscon-BC
Sinduscon Sul – MT
Sinduscon-ES
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea