Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

20/01/2011

Boom imobiliário eleva venda de drywall

 

20/01/2011 :: Edição 047

Jornal Diário do Comércio/MG|   20/01/2011
Boom imobiliário eleva venda de drywall

Volume de contratos fechados pelas empresas do ramo em 2010 chegou a registrar crescimento de 100%

 SAULO BARBOSA

 A Alpha Divisórias foi uma das empresas que dobrou o faturamento em 2010 em relação a 2009

 O boom   vivido pela indústria da construção civil em quase todas as regiões de Minas Gerais e o aquecimento do mercado imobiliário na Capital e Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) respingaram sobre os negócios das empresas que projetam, fabricam e instalam divisórias com o sistema drywall   (parede seca ou gesso acartonado).

 Empresários do setor ouvidos pela reportagem do DIÁRIO DO COMÉRCIO registraram expansão de até 100% no volume de contratos fechados em 2010 na comparação com 2009. Para este ano, a expectativa é de que a demanda se mantenha aquecida.

 A Alpha Divisórias Inteligentes, com sede em Poços de Caldas, no Sul de Minas Gerais, é uma das empresas que conseguiu dobrar o faturamento em 2010 em relação a 2009. De acordo com o proprietário, Bruno César Neofiti, o boom   do mercado da construção, com a entrega de muitos empreendimentos tanto residenciais quanto comerciais, tem estimulado as vendas. "A cada dia aumenta o número de pessoas que enxergam na instalação de divisórias uma alternativa barata, viável e rápida para melhor aproveitar espaços", disse.

 Atualmente, a Alpha gera 25 empregos diretos e a expectativa, conforme Neofiti, é de que pelo menos 10 trabalhadores sejam contratados em 2011. A perspectiva de novas contratações, segundo ele, está baseada no aumento das solicitações de orçamento já registradas nas primeiras semanas do ano. "O crescimento generalizado da atividade econômica brasileira, com destaque para o setor industrial, está ampliando nossas possibilidades de negócios", analisou.

 Além de diversos municípios do Sul de Minas, a Alpha atende demandas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Pará. Segundo ele, uma das metas para 2011 é entrar no mercado belo-horizontino. "Ainda não atuamos na capital mineira, mas isso se dará em um curto espaço de tempo. Estamos nos organizando, sabemos que há muita demanda no município", disse.

 A Ampla Divisórias Especiais, localizada no bairro São Salvador, região Noroeste de Belo Horizonte, é outra empresa do segmento que já sente os efeitos positivos do aquecimento da economia. Conforme o proprietário, Fabiano Lage Martins da Costa, os negócios cresceram 25% em 2010 ante 2009. "Este mercado está crescendo continuamente e estamos confiantes que continuará assim", apostou.

 Além de municípios da RMBH, a Ampla atende o Triângulo Mineiro e o Vale do Aço. Há dois anos, a empresa também conta com um distribuidor no Espírito Santo. "Enxergamos tanto no mercado mineiro quanto no capixaba excelentes oportunidades de negócios. Por isso, neste ano, nosso foco é nos estruturar melhor nas regiões que já atendemos", pontuou.

 De acordo com proprietário da Múltipla Divisórias, situada no bairro São Salvador, região Noroeste de Belo Horizonte, José Miguel Gallegos, a demanda cresceu 15% no exercício passado frente ao desempenho de 2009. A empresa, que gera 15 empregos diretos, tem na iniciativa privada o principal nicho de mercado. Apenas 10% dos negócios são provenientes das esferas municipal, estadual e federal. "Todo o restante dos serviços é prestado para empresas que estão crescendo", disse.

 Na avaliação do proprietário da Carlos Divisórias, localizada em Contagem (RMBH), Carlos Antônio da Silva, a tendência é de que o segmento se mantenha aquecido em 2011, mantendo patamares de crescimento semelhantes aos registrados no ano anterior. "A escolha pela instalação de divisórias tem crescido a cada ano e acreditamos que não há possibilidade de retrocesso neste segmento", avaliou.

 De acordo com ele, os negócios da empresa registram expansão de 15% em 2010 ante 2009. "Foi um período bastante favorável. Um dos melhores desde que iniciamos os trabalhos, há 25 anos", disse. Além de municípios da RMBH, a Carlos Divisórias atende demandas no Norte de Minas.

 Sistema

A utilização do sistema drywall   na construção civil brasileira registrou expansão de 35,7% nos primeiros seis meses de 2010 em comparação com o mesmo período de 2009. Foram consumidos no semestre 14,6 milhões de metros quadrados de chapas, principal indicador de desempenho do segmento.

 A Associação Brasileira dos Fabricantes de Chapas para Drywall avalia esse quadro: "A expansão foi similar à verificada no primeiro trimestre, de 34,9% em relação ao mesmo trimestre de 2009. Isso confirma a crescente aceitação da tecnologia drywall   no mercado brasileiro, onde seu consumo vem evoluindo a índices superiores ao do PIB da construção civil".

 Em termos regionais, o estado de São Paulo continuou liderando o consumo nacional do sistema drywall  , com 47% de participação, vindo depois o restante da região Sudeste (20%) e as regiões Sul (15%), Centro-Oeste (10%) e Nordeste (8%). Em valores relativos, o maior crescimento no semestre (2010) foi observado na região Nordeste (42%). São Paulo e as regiões Sul e Sudeste não incluindo São Paulo permaneceram próximas à média, enquanto na região Centro-Oeste o crescimento foi menor, de 31%.

"banner"  
"banner"  
"banner"  
"banner"  

  
 
"Cbic"
COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
SINDUSCON SUL CATARINENSE
Sinduscom-VT
Sinduscon-MT
Sinduscon – Foz do Rio Itajaí
Aconvap
Sinduscon-RN
Sinduscon-SE
Associação Nacional de Correspondentes Caixa Aqui
Sinduscon Anápolis
Sinduscon-PLA
Sinduscon-SM
SINDUSCON – SUL
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea