Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

15/05/2015

Bancos privados elevam juros da habitação

Bradesco, Itaú e Santander acompanham Caixa e Banco do Brasil e aumentam taxas para financiar a casa própria

Itaú reduz percentual máximo de empréstimo; entre os argumentos, está o custo maior para captar recursos

Diante de recursos cada vez mais escassos da poupança, principal fonte de financiamento da habitação, os bancos que ainda têm dinheiro para financiar a compra da casa própria estão cobrando juros mais altos e exigindo condições mais rigorosas para a aprovação de crédito.

Entre as grandes instituições, Bradesco, Itaú e Santander reajustaram as tabelas em relação às taxas cobradas no mês passado (veja quadro), quando a Caixa Econômica Federal mexeu pela segunda vez no ano nos juros e reduziu o percentual máximo de financiamento de imóveis usados para 50% do bem.

No Itaú, o percentual máximo de financiamento foi reduzido de 80% para 70%. O banco não informou as taxas, mas corretores de crédito imobiliário afirmam que o banco também mexeu nos juros.

O Bradesco elevou a chamada taxa de balcão para o financiamento de imóveis de até R$ 750 mil de 9,6% para 9,8% mais TR (Taxa Referencial), enquanto no Santander os juros informados passaram de 9,6% para 10,1% mais TR. As taxas de balcão são uma referência do banco, que pode elevá-las ou reduzi-las de acordo com o relacionamento com o cliente.

Na semana passada, o Banco do Brasil anunciou aumento de 9,9% para 10,4% ao ano mais TR para os imóveis até R$ 750 mil. O aumento vale a partir de segunda (18).

Um dos motivos alegados pelos bancos para elevar os juros é o aumento da taxa Selic, os juros básicos do país. Além de influir no retorno da poupança, a alta dos juros eleva o custo de captação por meio de LCI (Letras de Crédito Imobiliário), que pagam um percentual das taxas de mercado.

No BB, as LCI respondem por 41% dos recursos captados para habitação./ Folha de S. Paulo

 

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
APEOP-SP
Sinduscon-TO
ADEMI – BA
Sinduscon – Vale
Associação Nacional de Correspondentes Caixa Aqui
Ademi – PR
Sinduscon – CO
ASBRACO
Sinduscon-Oeste/PR
Sinduscon-Costa de Esmeralda
SECOVI-PR
Sinduscon-RIO
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea