Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

13/07/2011

Aumenta o número de mulheres no setor da construção nos últimos dois anos

Levantamento do Ministério do Trabalho e Emprego revela que em dois anos o número de mulheres contratadas no setor da construção civil passou de 119 mil para quase 173 mil.

Numa obra em Patrocínio, no Alto Paranaíba, elas representam 30% do total de funcionários.

A contratação de mulheres, que começou como uma alternativa para a falta de mão de obra, se tornou uma vantagem para o setor.

De acordo com o presidente da Comissão de Políticas e Relações Trabalhistas da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CPRT/CBIC), Antonio Carlos Mendes Gomes, as mulheres são mais cuidadosas e detalhistas e se revelam superiores em atividades como as de acabamento.

Além disso, a presença das mulheres humaniza o ambiente.

Em debate realizado ontem, dia 12, pela Edição das 10h do Jornal da Globo News, Antonio Carlos ressaltou que o movimento de incremento da participação de mulheres nos níveis operacionais é simultâneo com as mudanças de inovações tecnológicas que o setor vem incorporando, o que demonstra que o esforço físico pode ser substituído por equipamentos.

De acordo com o diretor Abílio José Weber, do Senai, que também participou do debate, 2010 registrou um aumento na procura por mulheres no curso de formação profissional, o que é ainda maior neste ano.

Clique aqui para acessar a íntegra do debate.
 

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Ademi – SE
Sinduscon-Porto Velho
Sinduscon Chapecó
Aconvap
Sinduscon-TAP
Sinduscon-Joinville
Sicepot-PR
Sinduscon-SM
Sinduscon-AM
Assilcon
Sinduscom-VT
Sinduscon – Foz do Rio Itajaí
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea