Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

22/05/2020

Artigo: Eficiência Energética das Construções

O que minha residência tem a ver com isso?

 

Rui Raoli é engenheiro civil, especialista em BIM  e em design de interiores e iluminação e professor do IPOG

Grasiela Gaspar Gonçalves é corretora de imóveis, especialista em direito constitucional e processo civil

Todos conhecemos o programa de etiquetagem de eletrodomésticos – Selo Procel – que classifica a eficiência energética dos eletrodomésticos. Mas você sabia que esse programa também avalia edificações?

Sabemos que os recursos naturais são finitos. Soluções técnicas que garantem o uso racional da energia e diminuem o impacto ambiental que todas as construções causam, além de contribuírem com o meio ambiente, são ótimos argumentos de venda.

Quem não quer um imóvel pensado para economizar o máximo possível de energia elétrica?

 

Programa Brasileiro de Etiquetagem

O Brasil tem um programa de etiquetagem chamado PBE. Esse programa verifica se os produtos e serviços se adequam à regulamentação de desempenho estabelecidos para eles nos regulamentos técnicos. Quando se refere à eficiência energética, são avaliados eletrodomésticos, automóveis e edificações. A etiqueta que identifica a eficiência nesse quesito se chama ENCE – Etiqueta Nacional de Conservação de Energia.

O que é eficiência energética?

Podemos dizer que eficiência energética é atingir o melhor grau de utilização/aproveitamento de um equipamento ou construção, com o menor gasto possível de energia. Para se chegar a esse ponto de equilíbrio deve ser aplicado um conjunto de ações e estratégias que buscam o aproveitamento ótimo, evitando, assim, o alto consumo apresentado na (Figura 2).

 

Fonte: Balanço Energético Nacional 2014

 

Segundo o Guia da GBCBRASIL, passamos em média 90% do nosso tempo em ambientes construídos. Como os edifícios impactam diretamente o meio ambiente e bem-estar, devemos buscar formas de fazer que nossos edifícios se tornem benéficos para a saúde humana assim como para a natureza, ambientes urbanos e suburbanos.

O Guia ainda ressalta que ações individuais como economia de energia e reformas visando eficiência energética trarão mais do que benefícios financeiros e para sua saúde, pois contribuem para mitigação do que a Organização Mundial da Saúde chama de maior ameaça à saúde do século 21, a mudança climática, uma vez que, edifícios e construções são também responsáveis por estas mudanças, como pode ser visto na Figura 3.

 

Fonte: GBCBRASIL

PBE Edifica – ENCE

Como explicado anteriormente, a ENCE é a etiqueta que classifica a eficiência energética de eletrodomésticos, veículo e edificações.

Com relação às edificações, a etiqueta avalia:

  1. construções comerciais, de serviços e públicas;
  2. unidades habitacionais autônomas (casas); e
  3. edificações multifamiliares (edifícios de apartamentos). A avaliação de eficiência energética de edificações poderá ser realizada em edificações prontas ou em projetos a serem construídos.

Nas edificações prontas, a avaliação vai ter como foco a utilização de sistemas e equipamentos que atingem o desempenho ótimo com a menor utilização de energia dentro do que se mostrar possível pelas características de construção e de vocação (comercial, pública ou residencial) do imóvel. Abaixo podemos analisar os edifícios considerados como classe E, como mostra a (Figura 4).

 

Fonte: Ministério do Meio Ambiente

 

Quanto aos projetos de construção, é possível aproveitar o máximo da eficiência energética aplicando todo o conhecimento já produzido: posição solar, zoneamento bioclimático, utilização de materiais com melhor desempenho energético, sendo assim considerado como classe A, de acordo a (Figura 5).

 

Fonte: Ministério do Meio Ambiente – Adaptado pelos autores

 

A avaliação considera três aspectos da construção: Envoltória, que são os elementos externos, que “vestem” a edificação (paredes e estruturas), a Iluminação (divisão de circuitos, aproveitamento da luz natural e desligamento automático da iluminação) e o sistema de condicionamento de ar, conforme (Figura 6).

Fonte: Quali-A

 

A classificação é realizada por auditoria técnica, que avalia a eficiência por meio de inspeção do projeto ou da edificação. Os métodos avaliativos foram determinados pelo INMETRO e a verificação da adequação é realizada por entidades credenciadas, ou acreditadas (OIA), por esse órgão.

 

Entendendo a Etiqueta PBE-Edifica

Para que se possa compreender a Etiqueta PBE-Edifica, a (Figura 7) apresenta cada parte que a compõe.

Fonte: Quali-A

 

Fonte: Quali-A

 

Outras Certificações

Abaixo, apresentamos outras certificações integrantes do programa de etiquetagem:

 

 

 

Quais As Vantagens de Etiquetar Meu Imóvel?

Fonte: Ministério do Meio Ambiente

 

Ninguém quer chegar em segundo lugar em nada na vida, certo?

Quem vai querer adquirir um imóvel com classificação “F” em aproveitamento energético?

Iniciativas que aumentem a eficiência energética da edificação, tais como aproveitamento de água da chuva, sistemas e fontes renováveis de energia, entre outras, economizam os recursos naturais, propiciam diminuição de gastos durante a vida útil do imóvel (você gasta menos para manter o conforto) e tornam a edificação diferenciada em relação às demais.

Quem procura imóvel certamente vai preferir adquirir aquele que tenha nível de eficiência A.

Algumas pessoas podem pensar: mas a obra vai ficar mais cara. Para esse argumento existe outro ainda melhor: gastar um pouco mais na obra e economizar durante toda vida útil do imóvel.

 

Referências

 

*Artigos divulgados neste espaço não necessariamente correspondem à opinião da entidade.

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-RO
Sinduscon Sul – MT
Sinduscon-PB
AEERJ – Associação das Empresas de Engenharia do Rio de Janeiro
Sinduscon-JF
Sinduscon-Caxias
Ademi – GO
SECONCI BRASIL
Sinduscon Anápolis
AELO
Sinduscon-SF
Sinduscon – Grande Florianópolis
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea