Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

23/02/2021

Área de Responsabilidade Social da CBIC apresenta resultados das ações em 2020  

Os resultados da ‘Pesquisa Perfil de Pequenas e Médias Empresas do Setor da Construção’, um dos projetos desenvolvidos pela Comissão de Responsabilidade Social (CRS) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em correalização com o Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional), em 2020, foram apresentados nesta terça-feira (23) pelo sócio fundador da Brain Inteligência Estratégica, Marcos Kahtalian, durante a primeira reunião do ano da CRS/CBIC.

“A amostra envolveu cerca de 800 empresários e diretores de organizações de todas as regiões do país e teve como principal objetivo conhecer as demandas de serviços das empresas do setor da construção”, frisou Kahtalian, ao avaliar a necessidade de melhorar a comunicação com a classe e o planejamento de médio e longo prazos de ações setoriais.

Como parte do balanço das ações do projeto ‘Desenvolvimento de lideranças’ em 2020, os integrantes do CBIC Jovem – Felipe Lima, engenheiro civil (Rio Grande do Sul) e Heloísa Resende, engenheira eletricista (Brasília) – mencionaram como foi a jornada do grupo no ano passado. Os jovens têm se reunido virtualmente para tratar de ações práticas no âmbito da CRS/CBIC, mas a maioria também está atuando nas comissões técnicas dos sindicatos associados à entidade.

Dentre as ações práticas e que estão em andamento, o projeto da ‘Pesquisa Transformação Digital na Indústria da Construção’, com a consultoria de Luiz Henrique Ceotto, que busca mapear o grau de maturidade digital de construtoras e incorporadoras de todo o Brasil e ajudá-las a dar o próximo passo em seu nível de digitalização. “A pesquisa trabalha duas frentes. Uma focada nas construtoras e incorporadoras e outra nas startups, que podem aumentar o nível de digitalização das empresas“, frisou Felipe Lima.

A presidente da CRS/CBIC, Ana Claudia Gomes, reforçou a importância da participação dos empresários do setor da construção na pesquisa, para saber o estágio em que se encontram, bem como pediu apoio dos membros da comissão na divulgação da mesma junto às entidades locais.

Felipe Lima também deu ciência da ‘Jornada de capacitação’, com a empresa Beta House, que reuniu o grupo em 15 encontros com o objetivo de agregar competências para torná-los líderes dentro das entidades setoriais.

Já a engenheira Heloísa Resende destacou a solução desenvolvida pelo grupo para gerar o interesse do operário da construção pela capacitação digital, que vai gerar um ‘chatbot’ – assistente virtual para encontrar conteúdos técnicos confiáveis para suas ocupações. Com esse objetivo, foi desenvolvido um formulário no YouTube e disponibilizados 131 vídeos, que seguem as determinações da Norma de Desempenho e contou com a curadoria do professor Luiz Henrique Ceotto.

Ainda sobre as ações da CRS em 2020, Ana Claudia Gomes destacou os temas tratados durante o 92º Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC), cujas palestras ainda estão disponíveis e podem ser acessadas até o próximo dia 28 de fevereiro:

  • “O papel das novas lideranças frente a inovação e a digitalização da Industria da Construção”
  • “Ética em tempos de crise – sociedade e empresas pós-pandemia”
  • “Construção & Pandemia: Nasce uma nova indústria”
  • “Responsabilidade Social Corporativa e seu impacto na abertura de Mercado, atração de capital e retenção de talentos”

Sobre Ética e Compliance, a executiva destacou o curso ‘EAD de Ética e Compliance na Construção: transformando valores em ações’ e a ‘Campanha Trabalhadores – Ética e Compliance’, que será brevemente lançada pela entidade.

Ressaltou também todo o trabalho desenvolvido sobre ‘Responsabilidade Social & Valorização do Trabalhador’, que disseminou as boas práticas em responsabilidade social desenvolvidas pelo setor em meio à pandemia da Covid-19.

Ações da área de Responsabilidade Social em 2021

Para este ano, Ana Claudia destacou que os trabalhos da comissão englobarão ações relacionadas aos macros temas:

  • Digitalização
  • Inclusão e diversidade
  • Valorização do trabalhador

Os temas tratados da reunião têm interface com os projetos ‘Pesquisa Perfil de Pequenas e Médias Empresas do Setor da Construção’, ‘Desenvolvimento de lideranças’, ‘Ética e Compliance  em tempos de crise’ e ‘Responsabilidade Social e Valorização do Trabalhador’ da CRS/CBIC, em correalização com o Sesi Nacional.

Veja a apresentação da CRS/CBIC com o balanço das ações em 2020 e o planejamento para 2021.

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-SP
Sinduscon – Foz do Rio Itajaí
Sinduscon-JF
FENAPC
ADEMI-AM
Sinduscon – Grande Florianópolis
Sinduscon-TAP
Sinduscon-MA
Sinduscon-JP
Sinduscon – CO
Sinduscon-AM
Ademi – PE
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea