Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

27/01/2012

Anac torna regra mais flexível

"Cbic"
27/01/2012 :: Edição 255

 

Jornal Diário do Comércio – MG/MG 27/01/2012
 

Anac torna regra mais flexível

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) decidiu tornar mais flexíveis as exigências relativas à contratação de seguro garantia dentro do processo de concessão dos aeroportos de Brasília (DF), Campinas (SP) e Guarulhos (SP). Por meio do comunicado relevante nº 07, relativo ao edital do leilão de concessão desses três terminais, foi promovida uma retificação no item que trata dos critérios de contratação do seguro garantia. Passa a vigorar, na prática, a terceira redação sobre o mesmo tema (pois o critério original já havia sido alterado uma vez). O objetivo dessa nova mudança é aumentar a competição e reduzir preços na oferta do seguro garantia.
 A versão anterior do texto estabelecia que "a contratação do seguro garantia deverá ser feita com seguradora e resseguradora de primeira linha, assim entendidas aquelas cuja classificação de risco esteja compreendida na categoria  grau de investimento  em, pelo menos, uma das seguintes agências: Fitch, Standard & Poor´s ou Moody´s".
 Com a retificação, esse primeiro critério continua sendo válido, mas foi incluída a possibilidade de contratação do seguro garantia "com seguradora e resseguradora autorizada pela superintendência de Seguros Privados (Susep), entidade vinculada ao Ministério da Fazenda".
 Ao ampliar a possibilidade de contratação do seguro garantia nas concessões dos aeroportos, o governo considera que um maior número de empresas deverá participar da disputa, o que pode reduzir os preços finais. A regra anterior chegou a ser considerada muito restritiva e com o risco de impedir a participação de grupos que já atuam no mercado nacional.
 O aviso de alteração foi publicado na edição de ontem do Diário Oficial da União e o comunicado relevante tem a data de 25 de janeiro. A data da realização da sessão pública do leilão permanece marcada para o dia 6 de fevereiro.
 Adiamento  – A Associação Paulista de Empresários de Obras Públicas (Apeop) apresentou à Anac um pedido formal de adiamento do leilão dos aeroportos de Guarulhos, Campinas e Brasília por 30 dias. O prazo limite para a entrega das propostas é 2 de fevereiro.
 "Caso a data não seja adiada, alguns consórcios não terão condições de participar da disputa", afirmou ontem o diretor-executivo da Apeop, Carlos Eduardo Lima Jorge. Segundo ele, os esclarecimentos divulgados pela Anac esta semana requerem que alguns grupos promovam mudanças na documentação. 

"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-CE
AELO
Sinduscon-BA
APEMEC
ANEOR
Sinduscon-TO
Sinduscon-PR
Sinduscon-BNU
Sinduscon-AM
Sinduscon-Caxias
Ademi – PE
APEOP-PR
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea