Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

08/09/2014

Ações da construção só se recuperam no longo prazo

"Cbic"
08/09/2014

Exame.com

Ações da construção só se recuperam no longo prazo

A tarefa de recuperar os papéis de construtoras não será fácil, pois o mercado imobiliário está mais fraco neste ano

 Karin Sato e Circe Bonatelli

 São Paulo – Os papéis das empresas do setor de construção  ainda vão levar algum tempo para se recuperar na bolsa, refletindo o longo processo de reestruturação das companhias  e a deterioração dos fundamentos do setor.

 As incorporadoras já sanaram os atrasos de obras e estouros de orçamento, que não deverão se repetir nos empreendimentos lançados recentemente. No entanto, boa parte delas está com endividamento alto e lucratividade baixa devido aos erros nos projetos do passado, que só estão ficando prontos agora. Para os próximos meses, o desafio estará, portanto, em reduzir o volume dos estoques e gerar caixa.

 A tarefa não será fácil, pois o mercado imobiliário  está mais fraco neste ano. Há uma vasta oferta de imóveis e saldões promocionais, o que acirra a competição entre as empresas. Além disso, o ambiente econômico está mais desafiador, com baixo crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) e queda na confiança de consumidores, o que tem adiado a decisão de compra de imóveis.

 Esse desaquecimento pode ser visto nos dados da última pesquisa FipeZap . O valor médio dos imóveis residenciais no país subiu 9,9% nos últimos 12 meses encerrados em agosto. O mês de agosto foi o nono consecutivo de queda na aceleração, que se iniciou em dezembro, quando o indicador estava em 13,8%.

 "Estamos em meio a um processo de ajuste macroeconômico, com possível piora do nível de emprego e do índice de inadimplência. Podemos esperar mais ajustes, dadas as dificuldades pelas quais o país está passando", avalia Jorge Simino, diretor de Investimentos e Patrimônio da Fundação Cesp. "O setor tende a se recuperar, mas vai demorar, não diria que é para já", completou.

 O analista do banco JPMorgan, Marcelo Motta, acredita que as empresas que atuam dentro do programa Minha Casa, Minha Vida, como MRV e Direcional, podem se beneficiar da ampliação do programa nos próximos anos.

 Dentre os candidatos à Presidência da República com maior chance de vitória de acordo com as pesquisas de intenção de voto, Dilma Rousseff (PT) e Marina Silva (PSB) planejam ampliar a meta de contratação para 3 milhões e 4 milhões de moradias, respectivamente, entre 2015 e 2018.

 "É importante sinalizar aos investidores, porém, que qualquer programa habitacional destinado à população de baixa renda é muito dependente de subsídios do governo", afirmou Motta, em relatório do banco.

 "E dada a situação fiscal (de aperto) do governo, nós acreditamos que 4 milhões de unidades vão representar um desafio significativo", alertou.

 


"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Ademi – MA
Sinduscon-MA
Ademi – SE
Sinduscon-Mossoró
Sinduscon-Porto Velho
SECOVI-PR
Sinduscon – Vale do Piranga
ASBRACO
AELO
Sinduscom-NH
FENAPC
Sinduscon-AP
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea