Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

15/04/2021

Abril Verde: construção civil se une pela segurança e saúde no trabalho

Entidades associadas à Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) promovem ao longo do mês de abril relevantes ações de conscientização sobre a importância da segurança e da saúde do trabalhador, bem maior da indústria da construção.

Em Alagoas, o ‘Movimento Abril Verde’ realiza lives e webinário relacionados à Segurança e Saúde no Trabalho (SST) e à pandemia da Covid-19.

Já no Pará, a campanha ‘Mais prevenção, mais cuidado, mais vida’ leva aos canteiros informações e conscientização sobre a necessidade da proteção da saúde e da vida.

‘Movimento Abril Verde’

Em parceria com o Sindicato da Indústria da Construção do Estado de Alagoas (Sinduscon-AL) e a Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Alagoas (Ademi-AL), a campanha Abril Verde 2021 em Alagoas realizará no dia 28 de abril, às 19h, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube da Uninassau Maceió, o webinário ‘Covid-19 e os impactos na relação de trabalho’.

O evento encerrará a programação do Abril Verde em Alagoas e marcará a passagem do ‘Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho’, em memória às vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. As inscrições são gratuitas.

O webinário será aberto com palestra do médico do trabalho e perito judicial João Opitz, que abordará o tema ‘Quando a Covid-19 pode ser considerada acidente de trabalho?’. Em seguida, o juiz do trabalho Luiz Jackson Miranda Junior, gestor do Programa Trabalho Seguro no Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT/AL), e a médica do Trabalho Francine Loureiro abordarão o tema ‘Obrigatoriedade de vacinação no ambiente de trabalho’.

As palestras contarão com a mediação de Vitor Montenegro, da Uninassau, e de Harrison Maia, presidente do Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho no Estado de Alagoas (Sintestal) e coordenador do Movimento Abril Verde/AL.

“Nos últimos anos as entidades que integram o Movimento Abril Verde em Alagoas vinham realizando seminários, exposições e ações visando chamar atenção da sociedade para a importância da adoção de ações preventivas aos acidentes no trabalho e de promoção à saúde do trabalhador. Com a pandemia ano passado, tivemos que cancelar a nossa programação e esse ano, respeitando a orientação de distanciamento social, realizaremos eventos on-line, focando justamente os impactos da covid-19 para o mundo do trabalho”, observou Harrison Maia.

Lives em Alagoas

Já foram realizadas lives nos dias 7 e 12 de abri. A próxima será no dia 19, a partir das 19h30, com transmissão ao vivo pelo canal oficial do movimento no Instagram .

No dia 7 de abril – ‘Dia Mundial da Saúde’, o tema ‘Abril Verde e Segurança no Trabalho em meio ao coronavírus’ foi abordado pelo presidente do Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho da Paraíba, José Nivaldo Barbosa, idealizador do Abril Verde no País, com mediação do vice-presidente do Sintestal, Vicente Barbosa.

No dia 12, o tema em discussão foi ‘Saúde mental na pandemia’, tendo como convidada Alda Cansanção, gerente de RH da Aloo Telecom, e mediadora, Karlla Martiniano, engenheira de segurança no trabalho do Hospital Geral do Estado.

A terceira live, no dia 19, abordará a ‘Atuação da SRT e do MPT durante a pandemia’. O chefe do Setor de Fiscalização em Segurança e Saúde da Superintendência Regional do Trabalho em Alagoas (SRT/AL), César dos Santos Fontoura Marques, será o convidado do Movimento, com mediação de Rafael Gazzaneo, procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho em Alagoas (MPT/AL).

‘Mais prevenção, mais cuidado, mais vida’

No Pará, o trabalho está sendo conduzido pelo Sindicato da Indústria da Construção do Estado do Pará (Sinduscon-PA), em parceria com o Serviço Social da Industria do Pará (Sesi-PA). A campanha ‘Mais prevenção, mais cuidado, mais vida’ defende que é preciso orientar, promover ações e compartilhar informações, zelando pelo bem-estar, saúde e segurança dos profissionais.

Seguindo as normas estabelecidas, os avisos nos canteiros e utilizando os equipamentos de segurança adequados, o sindicato lembra que é possível evitar problemas como machucados ou danos graves, que dificultem a vida e o trabalho dos colaboradores.

Importante ressaltar que a pandemia da Covid-19 também trouxe a necessidade da adoção de cuidados extras para preservar a saúde dos trabalhadores.

Além do distanciamento físico de dois metros, lavar as mãos e utilizar álcool em gel com frequência, ampliar a obrigatoriedade do uso da máscara, como EPIs para o exercício de algumas funções, foi uma medida que precisou ser adotada para ajudar a prevenir a transmissão da Covid-19.

A máscara de proteção é obrigatória para os trabalhadores, não pode ser compartilhada entre pessoas e deve ser usada corretamente para não prejudicar a eficácia na redução de risco da transmissão.

“Abraçamos essa causa e acreditamos que o trabalho pode ser mais saudável e sem acidentes. Com a conscientização e a troca de informações, podemos ajudar na manutenção de uma cultura de preservação à vida e à saúde no trabalho. Quanto mais prevenção, mais cuidado e mais vida”, defende a entidade.

SAIBA MAIS

Entrevista – José Almeida destaca vantagens e benefícios da prevenção de acidentes e doenças do trabalho

(Com informações do Sinduscon-AL e do Sinduscon-PA)

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-BNU
Sinduscon-TAP
Sinduscon-JF
Sinduscon – Vale
Sindicopes
APEOP-PR
Sinduscon – CO
Ascomig
Sinduscon PR – Noroete
Ademi – RJ
Sinduscon-SP
Sinduscon-Norte/PR
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea