Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

01/02/2019

ABNT oferecerá curso sobre gestão de riscos

O rompimento da barragem da mineradora Vale em Brumadinho (MG) traz a tona a importância de implementar as medidas necessárias para evitar desastres como esse. Com esse foco, Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) promoverá curso sobre gestão de riscos, com base na norma ABNT NBR ISO 31000:2018. Estão programadas turmas para São Paulo (dias 21 e 22 de fevereiro), Rio de Janeiro (14 e 15 de março) e Belo Horizonte (25 e 26 de março).

O público alvo são profissionais de empresas privadas, de associações de classe setoriais, organismos governamentais, de autoridades regulamentadoras, organizações não governamentais e outros que atuam ou querem atuar na área. Mais informações podem ser solicitadas por e-mail.

Barragem de Brumadinho (MG) se rompeu em 25 de janeiro.

A norma ABNT NBR ISO 31000:2018 – Gestão de Riscos – Diretrizes fornece orientações para gerenciar riscos enfrentados por organizações de todos os tipos e tamanhos. Trata-se de uma versão atualizada da norma internacional adotada pela ABNT e lançada em 2009, em trabalho a cargo da Comissão de Estudo Especial de Gestão de Riscos (ABNT/CEE-063).

O documento oferece um guia claro e conciso para qualquer tipo de risco e não é específico para alguma indústria ou setor, podendo ser usado universalmente. O objetivo é preparar as empresas para lidar com todo tipo de crise, desde danos à reputação ou à marca, até crime cibernético, risco político e terrorismo.

A abordagem genérica fornece os princípios e diretrizes necessários de uma maneira sistemática, transparente e confiável, dentro de qualquer contexto.

Outros recursos da ABNT complementam a norma, como explica o diretor técnico do órgãp, Eugenio Guilherme Tolstoy De Simone. “A ABNT ISO/TR 31000:2015 oferece um guia para implementação da ABNT NBR ISO 31000:2018 e a ABNT ISO/IEC 31010:2012 fornece orientações sobre a seleção e aplicação de técnicas sistemáticas para o processo de avaliação de riscos, e temos ainda a ABNT NBR ISO/IEC 27005:2011, que trata especificamente da gestão de riscos na Tecnologia da Informação”, detalha.

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Aconvap
Sinduscon-SF
SECOVI-SP
Ademi – PR
Ademi – SE
Sinduscon-PR
Sinduscon – Foz do Rio Itajaí
Sindicopes
Ascomig
Sinduscon – Norte
Ademi – DF
Sinduscon – Vale
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea