Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

23/05/2014

A força e os desafios da indústria local

"Cbic"
23/05/2014

Correio Braziliense

A força e os desafios da indústria local

Apesar de se destacar na renda e no mercado consumidor, o DF enfrenta dificuldades para desenvolver um parque industrial significativo. Mesmo assim, os setores da construção civil e da produção gráfica registram crescimento 

 » CAMILA COSTA 

  » MANOELA ALCÂNTARA 

  » THAÍS CIEGLINSKI 

 O cenário do Distrito Federal inspira. Com Produto Interno Bruto (PIB) per capita três vezes superior à média nacional, forte mercado consumidor e a maior renda entre todas as unidades da Federação, Brasília desperta o interesse de investidores, mas amarga desempenho pífio quando o assunto é industrialização. A falta de uma política voltada para o setor gerou um cenário hostil para esse tipo de negócio, que enfrenta problemas que vão desde a falta de infraestrutura ao excesso de burocracia. Mesmo diante de um contexto nada animador, no entanto, alguns segmentos conseguem se firmar e se destacar nacionalmente.

De hoje até domingo, o Correio publica uma série de reportagens com o objetivo de desvendar os detalhes que fazem os ramos da construção civil, do vestuário e da produção gráfica, os três mais representantivos, alcançarem resultados significativos, apesar de enfrentarem os mesmos desafios de outros setores. A indústria do DF tem todas as condições de crescer, mas precisa de um programa efetivo. É necessário muito foco para disputar com as outras unidades da Federação , explica Geovani Fagunde, sócio da consultoria PwC Brasil.

Há gargalos até mesmo entre os setores que conseguem prosperar. O bom desempenho da construção civil no DF, que emprega atualmente 85 mil pessoas e é responsável por 3,9% do PIB local, poderia ser ainda maior caso fossem eliminados alguns obstáculos, como a insegurança jurídica. Precisamos, entre outras coisas, de discutir com calma a Luos (Lei de Uso e Ocupação do Solo), que liberará muitas questões referentes a terrenos que ainda são duvidosas , destaca o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do DF (Sinduscon-DF), Julio Peres.

Qualificação

A cidade que nasceu como um canteiro de obras, 54 anos depois da inauguração, ainda não perdeu o fôlego. O lançamento de empreendimentos imobiliários, a despeito dos elevados valores cobrados pelo metro quadrado no DF, acontece em ritmo acelerado. O alto poder aquisitivo da população é um dos principais motivadores do segmento, que carece de mão de obra especializada.

O problema da falta de qualificação não é exclusividade da construção civil. O quinto maior parque gráfico do país sofre com a falta de gente capacitada. Para absorver a crescente demanda por serviços, os empresários têm uma opção: formar os trabalhadores. Sem cursos disponíveis na capital e os existentes são caros ou com poucas vagas , os atraentes postos de trabalho do setor costumam ficar vagos por muito tempo. É o caso dos impressores, profissionais disputados, com salários que variam entre R$ 4 mil e R$ 8 mil.

Rápida expansão

Criada como alternativa de moradia, em 1992, desde o início, Águas Claras surgiu como uma promessa de cidade vertical. O rápido crescimento da região administrativa rendeu o título de maior canteiro de obras da América Latina, em 2007. Com 22 anos, tem hoje 121 mil habitantes e uma área de 31,5km² . A região abriga 590 edifícios construídos, 203 obras em andamento e 289 lotes livres, totalizando cerca de mil terrenos.



"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon Anápolis
AELO
Sinduscon-ES
Sinduscon-AC
Sinduscon-Porto Velho
Sinduscon-GO
Ascomig
Ademi – PR
Sinduscon-Brusque
Abrainc
Sinduscon PR – Noroete
SINDUSCON – SUL
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea