Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

26/03/2012

A força da construção

"Cbic"
26/03/2012 :: Edição 284

Jornal A Gazeta – ES – 24/03/2012

 

A força da construção

É comum ouvir dizer que a construção civil é o motor do crescimento. Que é mola propulsora de desenvolvimento. E isso pode ser comprovado recentemente quando o IBGE divulgou os dados do Produto Interno Bruto (PIB). No ano passado, o PIB brasileiro teve uma alta de 2,7%, ao passo que o PIB da indústria da construção foi de 3,6%, ou seja, 33% a mais.
 Esse resultado positivo apresentado é apontado como responsável por puxar para cima o PIB brasileiro. E o IBGE divulgou ainda que houve avanço de 3,9% na ocupação das vagas do setor e alta de 24,3% no crédito imobiliário.
 Se voltarmos o olhar para o Espírito Santo, constatamos também a força desse segmento. A construção participa com 27,5% do PIB da indústria e juntamente com o mercado imobiliário contribui com 8,5% no PIB estadual e emprega 65 mil trabalhadores, treinados, capacitados e com carteira assinada.
 Ao analisarmos os números dessa indústria, constatamos um desenvolvimento equilibrado, sem sobressaltos, que caminha em ritmo constante e estabilizado. Nos últimos 10 anos, a produção dessa indústria cresceu de forma continuada numa média de 15% ao ano – índice que causa surpresa a muitos segmentos, já que o Censo Sinduscon-ES 2002 registrou 7.840 unidades em construção e em novembro de 2011 foram 33.193 unidades (residenciais e comerciais).
 Já a valorização dos imóveis residenciais registra um índice médio de 13% ao ano – percentual bastante atrativo. O que vem contribuindo com esses recordes são as vendas, registrando uma média de 76% de unidades comercializadas durante a produção.
 Por outro lado, essa indústria se preocupa com a sustentabilidade ambiental. Em 2010 foram premiados 22 projetos enquadrados no Prêmio Eco do Sinduscon-ES, sendo que esse modelo foi reconhecido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção com o troféu nacional de Ação Social.
 Registrando os fatos, recentemente, na cidade de Araucária, no Paraná, a Metso – empresa finlandesa especializada em infraestrutura industrial de papel e celulose – inaugurou sua segunda unidade no Brasil e expôs em seu vídeo institucional a premiação do seu projeto no Prêmio Eco do Sinduscon-ES, que de forma brilhante foi projetada por escritório de arquitetura capixaba e construída em tempo recorde por uma empresa também capixaba. Isso tudo revela a força, a competência e a sustentabilidade da indústria da construção.
 Constantino Dadalto é presidente do Sinduscon-ES  

"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-Brusque
SECOVI-PR
Sinduscon-TO
Sinduscon – CO
ASBRACO
Sinduscon-Pelotas
Ademi – ES
Sinduscon – Norte
Ascomig
ADIT Brasil
Sinduson – GV
Sinduscon-MA
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea