Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

15/08/2011

A era dos parques de inovação

"Cbic"
15/08/2011 :: Edição 157

 

Blog Luis Nassif/BR 13/08/2011
 

A era dos parques de inovação

Mercadante participa de assinatura para criar parque de inovação 

 
 O projeto de edificação do Parque de Inovação Tecnológica para a Construção foi assinado nesta quinta-feira (11), em São Paulo. Participaram da assinatura simbólica, em parceria, pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aloizio Mercadante, pelo presidente do SindusCon-SP Sergio Watanabe, pelo chefe executivo da Fundação de Pesquisa de Edificações da Inglaterra (BRE), Peter Bonfield, e pelo presidente da CBIC, Paulo Safady Simão.
 A cerimônia fez parte do segundo dia do 83° Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic).
 O parque de inovação será construído em Brasília. A futura instalação contará com um orçamento de aproximadamente R$ 15 milhões. O projeto estará localizado em um terreno cedido pela Universidade de Brasília e demonstrará novos métodos de engenharia e tecnologia, reduzindo o custo da obra. Também participaram do painel "Inovação na construção" a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, e a jornalista Cristiane Pelajo.
 Investimento na formação 
 No debate, o ministro destacou a importância do investimento em graduandos e doutores por meio de 75 mil bolsas em universidades no exterior em áreas estratégicas como ciências, engenharia e tecnologia, meta do Programa Ciência sem Fronteiras. Ele participou do segundo dia do 83° Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic), em São Paulo.
 "É preciso criar a base da economia do conhecimento e investir no desenvolvimento de talentos", afirmou Mercadante, que ressaltou também a segurança do país frente à adversidade do mercado externo. "O cenário internacional está cheio de desafios e barreiras, porém estamos fortalecidos para enfrentá-lo".
 Ele e Miriam Belchior comentaram os resultados alcançados pela economia brasileira por meio da construção civil e as perspectivas do setor para os próximos anos.
 O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e do Minha Casa, Minha Vida foram os principais temas abordados pela ministra. Segundo ela, o PAC incentivou os investimentos nos setores público e privado, aumentou o número de empregos e a geração de renda e acelerou o crescimento econômico do país.
 De acordo com Miriam Belchior, por meio da facilidade ao crédito e do crescimento das classes populares, pode-se afirmar que a demanda interna impulsionou o crescimento e a consolidação da construção civil brasileira, que representou em 2010, 4,5% do PIB do país, ou seja, R$ 165 bilhões. Além disso, mais de 2,5 milhões de empregos foram gerados pelo setor em 2010.
 O evento, em São Paulo, discute até sexta-feira (12) temas como habitação, infraestrutura, construção sustentável, inovações tecnológicas, produtividade, competitividade e capacitação de profissionais. Leia mais: http://www.enic.org.br/

"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
ASSECOB
SECOVI- PB
Associação Nacional de Correspondentes Caixa Aqui
Sinduscon-SP
Sinduscon-SF
Sinduscon PR – Noroete
Ascomig
Sinduscom-NH
Sinduscon-MT
Sinduscon-GO
SECONCI BRASIL
Sinduscon-PLA
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea