Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

10/03/2014

86º Enic – Goiânia será palco do maior evento brasileiro da Construção Civil

"Cbic"
10/03/2014

DIÁRIO DA MANHÃ

86º Enic – Goiânia será palco do maior evento brasileiro da Construção Civil

DIÁRIO DA MANHÃ

PAULO AFONSO FERREIRA

Goiânia sempre se destacou na atração de grandes eventos e feiras empresariais e nesse ano será um grande marco com a realização do 86º Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC), que será realizado entre os dias 21 e 23 de maio. 

O Encontro é promovido anualmente pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e em Goiás está sendo coordenado pelo Sindicato da Indústria da Construção no Estado de Goiás (Sinduscon) e Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Goiás (Ademi), em parceria com empresas do setor, Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG), Confederação Nacional da Indústria (CNI), Governo do Estado de Goiás, entre outros. 

O tema desse ano será Cresce, Brasil, tendo a expectativa de 1.500 participantes, entre empresários, líderes classistas, acadêmicos e autoridades, que discutirão diversos temas relacionados à indústria da construção e ações necessárias para eliminar os gargalos que inibem o crescimento das empresas nacionais e o desenvolvimento sustentável do Brasil. 

O evento contribuirá também para avaliar o papel do setor da construção civil no cenário nacional, propor boas práticas de gestão pública e buscar soluções inovadoras para o mercado, por meio de debates, discussões e trocas de experiências. 

Goiás tem apresentado ao longo dos anos um grande salto em geração de emprego, renda e receitas, com índices superiores à média nacional, e o setor da construção civil é um dos grandes responsáveis por essas conquistas. 

Um grande diferencial tem sido a união das entidades classistas, como Sinduscon, Ademi, Associação Goiana das Empresas de Engenharia (AGE), Conselho Regional de Engenharia (CREA), que junto com outras instituições criaram o Fórum da Engenharia de Goiás consolidaram parcerias com o Sistema Fieg, Serviço Social da Construção Civil no Estado de Goiás (Seconci) e mantiveram o diálogo permanente com os poderes executivos, legislativo e judiciário do estado. 

Sempre defendi o pensamento de que ninguém constrói nada sozinho e que as mudanças e transformações que almejamos para o País só ocorrerão com a união de esforços e por meio da sociedade organizada. 

Sabemos que ainda temos muitos desafios pela frente, no sentido de se aumentar a produtividade e a competitividade das empresas nacionais, bem como para assegurar qualidade de vida à população. São imprescindíveis mudanças como: a redução da burocracia, dos tributos, dos juros, do gasto público, aumentar os investimentos, a qualificação profissional, os estímulos à inovação, a segurança jurídica para efetivação de parcerias público privadas e maior flexibilização da legislação trabalhista, possibilitando maior negociação entre as partes interessadas. 

Como exemplo, cito uma realidade em que lidamos na construção civil, que é uma atividade sazonal, pois em certas épocas do ano fica prejudicada com a incidência das chuvas. Nos períodos de estiagem é do interesse dos empresários e dos trabalhadores alongar as horas de trabalho, mas devido a imposições e limitações da legislação trabalhista brasileira, são permitidas somente duas horas extras por dia. Essa é somente uma situação em que poderíamos flexibilizar e modernizar a legislação, possibilitando a negociação com a categoria.

Por isso o Encontro será uma grande oportunidade para debatermos esses assuntos e construirmos uma agenda de propostas para melhorar o ambiente dos negócios no Brasil. 

Quero parabenizar toda a Comissão Organizadora do Enic, reconhecendo o importante papel do companheiro Justo Cordeiro, ex-presidente do Sinduscon/GO, na iniciativa de propor Goiânia como sede do evento e por ter angariado os apoios necessários, bem como ao atual presidente, Carlos Alberto, que tem sido uma revelação como líder classista e se dedicado na continuidade dos trabalhos e na consolidação de grandes parcerias para o sucesso do evento. Estendo também os cumprimentos ao também amigo e companheiro Ilésio Ferreira, presidente da Ademi/GO, ao presidente da CBIC, Paulo Safady Simão, pelo andamento das atividades e ao governo de Goiás pelo importantíssimo apoio ao evento.

Para mim é um orgulho ser goiano e uma honra pertencer ao segmento da construção civil do estado. Tenho a certeza de que o Enic Goiânia será um marco para Goiás e para o Brasil, acima de tudo pela qualidade da programação e dos debates propostos, que contribuirão na condução dos rumos que almejamos para o nosso país.

 (Paulo Afonso Ferreira, primeiro-diretor-secretário, presidente do Conselho de Assuntos Legislativos/CNI, diretor-geral – IEL Nacional)



"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Ademi – MA
Ascomig
APEOP-PR
Sinduscon-TO
Sinduscon-JP
Sinduscon-AC
AEERJ – Associação das Empresas de Engenharia do Rio de Janeiro
Sinduscon-Oeste/PR
Sinduscon-SF
Sinduscon-Caxias
Sinduscom-NH
SINDUSCON SUL CATARINENSE
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea