Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

09/06/2010

82º Enic

União Nacional da Construção aponta os principais desafios ao desenvolvimento


Encontro Nacional da Indústria da Construção debate a agenda do país para os próximos anos



Quais são os maiores desafios que o Brasil precisa enfrentar para se consolidar como uma das cinco principais economias do mundo? A União Nacional da Construção – movimento que reúne mais de 40 organizações nacionais representativas do setor e conta com o apoio de outras 100 organizações regionais – elaborou um documento que confirma a importância estratégica da cadeia produtiva da construção para a economia brasileira e identifica, na ótica dos empresários, os principais temas da agenda do país para os próximos anos.


O documento “Desenvolvimento com Cidadania e Qualidade de Vida – O Desafio de Planejar as Cidades”, elaborado pela UNC, está sendo lançado esta semana em Maceió, durante o 82º Encontro Nacional da Indústria da Construção (acesse a íntegra do documento aqui). A proposta é provocar, a partir desse diagnóstico, um diálogo com os candidatos à presidência da República e iniciar a elaboração de um conjunto de sugestões que serão apresentados ao presidente eleito e sua equipe de governo, após o período eleitoral.


ENIC discute o setor


A 82ª edição do Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic) tem início hoje (9 de junho) e prossegue até o dia 11 de junho, em Maceió (Alagoas). A solenidade de abertura contará com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, às 19horas, no Teatro Gustavo Leite, no Centro de Convenções Ruth Cardoso.


O Enic é considerado o maior evento do setor da construção na América Latina e reúne empresários de todos os estados brasileiros para o debate de assuntos importantes e que afetam o setor e a sociedade como um todo. Entre os inúmeros temas que serão discutidos em 2010, está a apresentação dos dois programas prioritários da CBIC neste ano: Projeto de Construção Sustentável e Programa de Inovação Tecnológica.


Para formular o Projeto de Construção Sustentável, a entidade diagnosticou a situação atual das empresas brasileiras em relação ao conceito de sustentabilidade aplicada à construção e definiu meios para promover um incremento do setor nesta temática. A escassez de recursos naturais não renováveis e as mudanças climáticas têm impulsionado o segmento da construção a buscar novas metodologias que reduzam os impactos sociais, ambientais e econômicos na cadeia construtiva. O objetivo é fazer com que a construção civil seja capaz de atender às necessidades da geração atual sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atenderem suas próprias demandas. 


O Programa de Inovação Tecnológica (PIT) prevê a implementação de nove projetos que vão garantir o desenvolvimento de tecnologias que permitam a evolução do setor. O PIT visa a inserção do tema no planejamento de negócios das empresas da indústria da construção. A ideia é mostrar que os investimentos na área podem se tornar um diferencial competitivo, aumentando a produtividade e a sustentabilidade dos negócios.


O Encontro Nacional da Indústria da Construção será transmitido na íntegra por meio do site www.cbic.org.br

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Ademi – RJ
Sinduscon-MT
SECOVI-GO
Sinduscon-RS
Sinduscon-PE
Sinduscon-PLA
Sinduscon-TAP
ADEMI – BA
APEOP-SP
Sinduscon – Vale do Piranga
Sinduscon-SM
Sinduscon – Vale
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea