Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

11/06/2010

82º Enic – Ministro das Cidades destacou importância do setor para o país

Em seu discurso durante a abertura do 82º Encontro Nacional das Indústrias de Construção (Enic), o ministro das Cidades, Márcio Fortes, ressaltou a importância da indústria da construção para a recuperação econômica brasileira após a turbulência internacional que atingiu os mercados a partir de meados de 2008. “A indústria da construção foi fundamental durante a crise econômica, contribuindo significativamente na ampliação e geração de emprego e renda. É importante, também, ressaltar o considerável aumento na criação de empregos formais”, explanou. O ministro esteve entre as autoridades federais, estaduais e municipais que compareceram à solenidade de abertura na noite de quarta-feira. Entre elas estava o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

Márcio Fortes destacou, em seu discurso, a evolução do setor da construção civil ocorrida nos últimos anos. Avanço que ficou expresso no crescimento do PIB da cadeia produtiva da indústria da construção, a qual representa 9,2% do PIB brasileiro e obteve incremento de 14,9% no primeiro trimestre deste ano em relação ao mesmo período de 2009.

Os programas do governo federal voltados para a esfera da construção, Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e Minha Casa, Minha Vida, pautaram a fala do ministro, constituída por números expressivos ligados à disponibilização de crédito, responsáveis por movimentar a cadeia da construção e pelo crescimento financeiro do país. Dos R$ 656 bilhões destinados ao PAC, 46,1% já foram construídos. Do Minha Casa, Minha Vida, foram contratadas 476 mil unidades e mais de 900 mil processos já se encontram na Caixa Econômica Federal para serem encaminhados.

De acordo com o ministro, tais dados representam um impulso para seguir com a segunda etapa dos programas. E acrescentou: “Só para o Minha Casa, Minha Vida II o investimento será de aproximadamente R$ 121 bilhões para a construção de moradias. Os números refletem uma ação coordenada entre governo federal e a indústria da construção, mas ainda é necessário conter o problema do crescimento desordenado nas grandes cidades, a proliferação das favelas e palafitas, sem esquecer das cidades de médio porte e do interior, desenvolvendo um trabalho de logística de insumos, mão de obra, água, saneamento e resíduos sólidos.”

Uma nova frente de trabalho está sendo montada pelo governo federal para sanar as dificuldades enfrentadas também pelos efeitos climáticos e os problemas de saneamento, retirando a população das áreas de risco e transferindo-a para construções seguras.

Ao final do seu discurso Márcio Fortes destacou a importância da realização da 82ª edição do Enic e os frutos produtivos que certamente serão colhidos após o evento, revelando contar com a produtividade, inovação tecnológica e preocupação com o meio ambiente, que são peculiares aos construtores brasileiros, em parceria com o governo federal, no sentido de viabilizar avanços neste sentido e na capacitação de mão de obra e captação de insumos.

Autora: Mírian Nascimento

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon – Vale
Sinduscon – Norte
Sinduscon Anápolis
Sinduscon-SF
Sinduscon-PB
Sinduscon-Costa de Esmeralda
Sinduscon-AP
Sinduscom-SL
Sinduscon-RS
ADEMI – BA
Sinduscon-Teresina
SECONCI BRASIL
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea