Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

11/06/2010

82º Enic – Conheça os projetos vencedores do Prêmio CBIC de Responsabilidade Social

Os projetos vencedores do Prêmio CBIC de Responsabilidade Social 2010 foram apresentados em detalhe na reunião da Comissão de Política e Relações Trabalhistas (CPRT), durante o 82º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic), na tarde de hoje (10). As organizações já haviam recebido a premiação em cerimônia que contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na noite de ontem (9).

Na categoria Entidades, foram premiados o Sinduscon-Rio, com o projeto Alfabetizar é Construir, e o Sinduscon-São Leopoldo (RS), com o programa de Formação do Jovem Aprendiz da Construção Civil – Fui eu que fiz, doutor!. O representante do Sinduscon de São Leopoldo, Julio Cezar Steffen, explicou que o projeto visa o desenvolvimento social, familiar e profissional. "Além da preparação profissional, demos ênfase na preparação social", afirmou.

A educadora Célia Macieira contou que o projeto Alfabetizar é Construir criou metodologia de ensino de acordo com a realidade de vida dos trabalhadores. Segundo Célia, as aulas não contam com livro, mas têm o objetivo de estimular os trabalhadores a "lerem o mundo". Para isso, são levados para as salas de aula jornais, revistas, folhetos de supermercado, manual de equipamento usado em obras, entre outros materiais do cotidiano.

Entre as premiadas na categoria Empresa está a Dias de Souza Construções, de Fortaleza, com o projeto Descobrindo Saberes – Construindo Cidadania. A presidente da empresa Maria das Graças Dias de Souza explicou que são desenvolvidas atividades socioeducativas e culturais para filhos de colaboradores, com o objetivo de valorizar as relações humanas e afetivas. "Não se trata de fazer filantropia ou assistencialismo. Ter responsabilidade social é se envolver nela", destacou Maria das Graças.

Também na categoria Empresa foi premiada a M. Bigucci Comércio e Empreendimentos e Imobiliários, de São Bernardo do Campo (SP), com o projeto Condomínio Novo Santo André II – Edifício Phoenix, uma construção que preserva o meio ambiente. Segundo Roberta Bigucci, diretora da construtora, a ideia foi estimular os trabalhadores a adotarem em casa o que aprenderam na obra, como coleta seletiva de resíduos e economia de energia, por exemplo.

O Destaque Social ficou para o Seconci-GO, pelas ações desenvolvidas em favor dos trabalhadores. O presidente da entidade, José Augusto Florenzano, afirmou que o prêmio é extensivo a todos os Seconcis do país.

A presidente do Fórum de Ação Social e Cidadania (Fasc) da CBIC, Maria Helena Mauad destacou que antes da criação do prêmio as construtoras desenvolviam projetos de responsabilidade social "muito bons", mas não eram divulgados. Para Maria Helena, com a criação do prêmio, as ações das empresas ganharam destaque e servem de referência para o setor.

 

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-RIO
APEOP-SP
ADEMI – BA
Sinduscon – Vale
Ascomig
Sinduscon-RO
Sinduscon – Foz do Rio Itajaí
Sinduson – GV
SECONCI BRASIL
Sinduscon-PE
Sinduscon-TO
Ademi – SE
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea