Logo da CBIC
21/02/2022

COIC divulga pesquisas do setor e perspectivas para 2022

A Comissão de Obras Industriais e Corporativas da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (COIC/CBIC) realizou, nesta segunda-feira (21), a primeira reunião do ano. O encontro abordou os avanços da comissão em 2021, apresentou os resultados de duas importantes pesquisas para o setor, e divulgou as perspectivas para 2022. 

O presidente da COIC/CBIC, Ilso José de Oliveira, falou sobre os trabalhos conduzidos em 2021 e destacou quatro principais projetos: Valorização da Engenharia – campanha realizada com o objetivo de levar à sociedade uma maior consciência da importância da engenharia e construção; Gestão Compartilhada – estruturação de um EAD sobre a metodologia da gestão compartilhada; Inovação e competitividade; e perspectivas e interação com o mercado. 

Incluído ao projeto de Valorização da Engenharia, a COIC/CBIC contratou a empresa Paraná Pesquisas para saber a percepção, entre população em geral e engenheiros, sobre o valor da engenharia. Os resultados do estudo foram apresentados pela CEO da empresa, Nair Quintanilha, e estarão disponíveis em breve no site da CBIC. 

Durante o encontro, também foi divulgada a pesquisa inédita, realizada em nível nacional, sobre os gargalos de produtividade, inovação e competitividade no segmento de obras industriais e corporativas. O diretor-geral da Somatório Inteligência, Marcello Guerra, apresentou os principais resultados. Os gargalos constatados foram referentes à mão de obra, cadeia de suprimentos, fatores conjunturais e gestão de processos/desafios organizacionais. Mais detalhes também estarão disponíveis em breve no site da CBIC. 

Um dos pontos que mais chamou a atenção da Luciana Guerra, da Somatório Inteligência, empresa que realizou o levantamento, foi a disponibilidade das pessoas em responder às perguntas da pesquisa. “Os entrevistados  entenderam a importância de participar de um estudo como esse, e foi muito importante a predisposição para falar sobre o tema”, revelou.

Ainda sobre os trabalhos desenvolvidos em 2021, de acordo com o presidente da COIC/CBIC, Ilso José de Oliveira, além da pandemia, que afeta a todos, uma das principais dificuldades enfrentadas pelo segmento, foi a escassez de insumos, que prejudicou bastante os projetos. Sobre os projetos da COIC, Oliveira comemorou o cumprimento dos trabalhos. “Apesar das dificuldades, tivemos uma colaboração muito intensa das empresas e nós conseguimos cumprir integralmente o que estava planejado”, concluiu. 

Para 2022, a COIC definiu como principais projetos a continuidade da campanha de nacional de Valorização da Engenharia, a produção das aulas e o lançamento do curso EAD de Gestão Compartilhada, o desenvolvimento de um periódico – com destaque às ações relacionadas aos pontos sobre inovação, produtividade e competitividade, previsto para ser realizado por membros da comissão e do setor, assim como a continuidade dos Roadshows da COIC, sobre formação de preços e relações contratuais. Por fim, a ampliação da atuação do CIE-COIC com a interlocução com clientes, associações e Federações da indústria, incluindo a realização de eventos nacionais. 

A iniciativa tem interface com o projeto “Fortalecimento das Empresas de Obras Industriais e Corporativas” da Comissão de Obras Industriais (COIC) da CBIC, com a correalização do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).

COMPARTILHE!