Logo da CBIC
25/01/2021

Gestão Compartilhada contribui para sucesso de projetos da construção  

Empresas contratantes e contratadas já podem, via Gestão Compartilhada, ajudar a reverter os indicadores de fracasso de parcela representativa de projetos industriais e corporativos implantados no Brasil. Para isso, basta acessar o Guia Prático de Gestão Compartilhada da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e conhecer melhor esse importante modelo gerencial.

Lançado no dia 2 de dezembro de 2021 pela Comissão de Obras Industriais e Corporativas (COIC) da CBIC, durante o 92º Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC), o conteúdo reúne o depoimento de 10 autores, na redação de 11 capítulos, e de 10 depoentes, todos profissionais com reconhecida credibilidade e experiência na implantação de projetos industriais no Brasil e no mundo, ratificando a eficácia da Gestão Compartilhada como fator importante no sucesso de um projeto.

O guia é um passo a passo importante, principalmente para as empresas de menor porte, por abranger todas as fases do projeto de construção. “Trata do processo de gestão compartilhada, considerando as etapas do ciclo de vida de um projeto, de forma a demonstrar a importância do envolvimento de todos os atores, desde a concepção até a posta em marcha de um projeto, trazendo à tona as características relevantes de cada etapa, se tornando um documento orientativo de extrema relevância”, ressalta o diretor de Desenvolvimento de Negócios da Tractebel Engineering e autor de dois capítulos do Guia. Ricardo Fabel.

Além de inédito, o presidente da COIC/CBIC, Ilso de Oliveira, reforça que o guia motiva e dá credibilidade ao sistema, por contar com a exitosa contribuição de quem efetivamente viveu a implantação das fases do projeto e com depoimentos de profissionais reconhecidos no mercado e de empresas de diversos segmentos – contratantes, instituições e contratadas.

Gestão compartilhada também na indústria imobiliária e na infraestrutura

Apesar de o guia ter sido feito pela COIC e a maioria dos depoimentos e dos profissionais serem do segmento de obras industriais e corporativas, Ilso de Oliveira lembra que “a gestão compartilhada é uma cultura e vale para a implantação de qualquer projeto, seja de obra industrial, de infraestrutura, de obras públicas ou de incorporação imobiliária, com benefícios importantes para o setor da construção como um todo”.

A opinião é reforçada por Fabel. Para ele, os conceitos de gestão compartilhada norteiam todo o ciclo de vida de um projeto e a cultura de desenvolvimento de um projeto industrial pode ser expandida para as demais áreas, tendo como cerne a relação entre sucesso e trabalho em equipe, com o envolvimento de todos e a realização de todas as etapas aplicáveis a cada tipo de projeto.

“O guia da gestão compartilhada se torna um legado importante elaborado pela COIC/CBIC, como instrumento de orientação e reflexão para contratantes e contratadas em todos os segmentos, visando o sucesso na implantação de empreendimentos”, aponta Fabel.

Desafios para a construção do Guia Prático de Gestão Compartilhada

Resultado do intenso trabalho da CBIC para estimular a gestão compartilhada e contribuir para o desenvolvimento do setor e do País, o guia é composto por 168 páginas, com 11 capítulos escritos por 19 autores diferentes.

Ao comemorar o resultado da iniciativa, Ilso de Oliveira frisa os grandes desafios para a construção do Guia Prático. Além de unir profissionais experientes, com capacidade de síntese, e depoimentos para transmitir credibilidade aos implantadores de projetos – contratantes ou contratadas –, somada à clareza, isenção e transparência, a edição da publicação ocorreu em tempo recorde, menos de dois meses.

“O perfil de cada profissional foi alinhado com os respectivos temas de cada capítulo e o maior desafio foi evitar duplicidade e repetição de temas nos capítulos e uma conexão, haja vista o envolvimento de vários profissionais”, destaca Fabel. Para isso, foi necessário estabelecer um processo de verificação e revisão para criar uma singularidade no guia sem estabelecer normas, mas sim orientações acerca da gestão compartilhada.

O assunto tem interface com o projeto ‘Fortalecimento das Empresas de Obras Industriais e Corporativas’ da COIC/CBIC, com a correalização do Serviço Nacional de Aprendizagem Industriai (Senai Nacional).

O Guia Prático está disponível para download gratuito. Acesse já!

 

COMPARTILHE!