Logo da CBIC
31/08/2022

COIC cria GT voltado para o debate e continuação da campanha Valorização da Engenharia

A Comissão de Obras Industriais e Corporativas (COIC) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) realizou, no dia 24/8, reunião de Kick Off para oficializar a criação do Grupo de Trabalho (GT) voltado para o debate e continuação da campanha nacional “Valorização da Engenharia”. Os objetivos da iniciativa são: realizar estudos e análises para aprofundar os entendimentos sobre os caminhos para valorizar a profissão no país, concentrar esforços em ações-chave para mostrar o quanto a área contribui para a qualidade de vida das pessoas – visando o reconhecimento da sociedade, e estreitar a comunicação entre stakeholders (universidades, empresas do setor privado, entes públicos e a população brasileira).

Além disso, o GT visa promover debates para a continuação da Campanha, já desenvolvida pela COIC em anos anteriores. O intuito é sensibilizar os cidadãos e os contratantes do segmento sobre a importância da engenharia no sucesso dos projetos.

“Estou entusiasmado com a criação do GT Valorização da Engenharia. Conseguimos a adesão de um grupo de 12 membros que possuem um profundo conhecimento da área. E mais do que isto: são amantes da engenharia e estão dispostos a trabalhar voluntariamente para fazer com que ela seja reconhecida na devida dimensão que possui”, disse o presidente da COIC/CBIC, Ilso de Oliveira.

Oliveira também destacou que, na reunião, foi definido que o propósito do GT será “Tornar o Valor da Engenharia Percebido” por toda a sociedade. “Não tenho dúvidas que, com o trabalho do GT, daremos uma outra proporção para o projeto que a CBIC trata com tanto carinho e determinação”, reiterou.

A expectativa do presidente da Associação Brasileira de Educação em Engenharia (Abenge) e membro do GT, Vanderli Fava, é de mostrar o real valor da engenharia. “Minha expectativa ao entrar neste seleto GT é que, cumprindo os objetivos traçados para o grupo, tenhamos campanhas de valorização da engenharia que possam, além de fazer chegar à sociedade seu real valor para a emancipação e desenvolvimento de um país, consiga também, mobilizar os engenheiros e engenheiras para se unirem em torno de propósitos comuns”, afirmou.

Fava ainda destacou áreas que os profissionais do segmento podem seguir. “É de suma importância que se considere todos os aspectos que envolvem a engenharia, desde o despertar vocações, passando pela formação, pelo exercício profissional e pela atuação cidadã dos engenheiros e engenheiras, significando que cabe a estes ainda, a inovação, o empreendedorismo e a geração e disseminação da tecnologia, assim como a ocupação de cargos de decisão no país, sejam eles de caráter técnico ou de caráter político no executivo e no legislativo”, mencionou.

Segundo a presidente da Sociedade Mineira dos Engenheiros (SME) e membro do GT, Virgínia Campos, é notório que nem sempre o cidadão percebe esse valor. “Nós que atuamos na área, não temos dúvidas quanto à importância da engenharia para a economia e para a sociedade. Contudo, é notório que nem sempre o cidadão, usuário a quem se destinam as realizações engenhadas e executadas, percebe esse valor. Como também não percebe a presença da engenharia em praticamente tudo que ocorre à sua volta: na saúde, nos deslocamentos para o trabalho, no lazer, nos alimentos que consome. Mas, por ser uma questão de percepção extrínseca à realidade da engenharia, é susceptível que podemos melhorar essa visão. A minha expectativa com o GT é trabalhar nessa direção de melhorias”, disse.

A presidente também defendeu a importância dos indicadores de qualidade da área. “Acredito que a valorização da engenharia no Brasil deva passar pela discussão de indicadores de qualidade. É o que nós chamamos de servir a sociedade. Os serviços disponíveis precisam ter qualidade. Além disso, é necessário criar condições para que o cidadão perceba as soluções que a engenharia de qualidade pode colocar a seu dispor e fazer com que o cidadão seja cada dia mais exigente quanto aos serviços disponibilizados para seu conforto e bem-estar. Ele é usuário final e merecedor desse conforto. Nesse caminho, eu creio que a engenharia será cada dia mais reconhecida como relevante com impacto significativo e positivo para a sociedade”, concluiu.

A campanha integra o projeto ‘Fortalecimento das Empresas de Obras Industriais e Corporativas’ da COIC/CBIC com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).

COMPARTILHE!