Logo da CBIC
20/12/2021

CBIC intensificará interlocução entre contratantes e contratadas em 2022

A Comissão de Obras Industriais e Corporativas (COIC) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) tem como missão aumentar o nível de sucesso dos projetos para fortalecer as empresas do segmento de obras industriais e corporativas.

Presidida por Ilso José de Oliveira, a comissão se propõe a estimular o debate entre as empresas contratantes e as prestadoras de serviços, trabalhando para que os vetores de força atuantes na implantação de empreendimento estejam alinhados na direção do seu sucesso.

Além disso, se dispõe a acompanhar e apoiar a tendência de migração de contratações do setor público para o setor privado, contribuindo para a consolidação de uma nova modelagem do ambiente de negócio, baseada na ética e transparência, difundindo o conhecimento, aprimorando o grau de maturidade das empresas e, por consequência, o sucesso dos projetos de obras industriais e corporativas.

Para a realização das suas ações, a COIC/CBIC conta com a correalização do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional) no projeto “Fortalecimento das Empresas de Obras Industriais e Corporativas”.

Com exclusividade ao CBIC Hoje, o presidente Ilso de Oliveira apontou a ação de maior destaque da área no ano e o maior desafio para 2022. Confira a seguir:

CBIC Hoje: Qual assunto mereceu maior empenho da Comissão de Obras Industriais e Corporativas (COIC) em 2021?

Ilso José de Oliveira: O que requereu uma maior dedicação da COIC em 2021 foi a “Gestão Compartilhada”. Esse assunto, além da relevância natural que possui por ser uma mudança de cultura com ganhos importantíssimos no médio e longo prazo, tornou-se também relevante no curto prazo, para ajudar nos reequilíbrios dos contratos afetados pela pandemia da Covid-19 e pelo desabastecimento e alta no custo dos insumos, culminando inclusive com a elaboração do documento “Caminhos para viabilizar os contratos impactados pela pandemia”, que ajuda não só as empresas do segmento de obras industriais e corporativas, mas toda a indústria da construção.

CBIC Hoje: Qual a maior conquista da COIC para o setor no ano?

Ilso José de Oliveira: A maior conquista foi o reconhecimento das empresas que atuam no segmento de obras Industriais e corporativas de terem a CBIC como sua representante principal. O fato de as empresas do setor perceberem valor no trabalho da entidade é uma grande conquista para a COIC, que é a mais nova comissão da Câmara Brasileira. Percebemos também as empresas deram mais importância a questões referente à Gestão Compartilhada, estando mais em pauta nas mesas de discussões das empresas.

CBIC Hoje: Qual o maior desafio da COIC/CBIC em 2022?

Ilso José de Oliveira: O maior desafio para 2022 é aumentar a abrangência do número de empresas participantes e promover uma interlocução eficaz entre empresas contratantes e empresas contratadas.

Enquanto a equipe CBIC está de férias, aproveite para conhecer um pouco mais sobre as ações da área de Obras Industriais da entidade e suas publicações no site.

COMPARTILHE!