Logo da CBIC
21/09/2021

Já respondeu à Pesquisa de Maturidade em Gerenciamento de Projetos?

Realizada desde 2005 pelo professor Darci Prado, mais uma edição gratuita da Pesquisa de Maturidade em Gerenciamento de Projetos está em andamento. Tão logo finalizada, o resultado será disponibilizado diretamente aos associados da Câmara Brasileira da Indústria da Construção, (CBIC), via site da entidade. Já participou da pesquisa? Acesse o link www.maturityresearch.com.

A pesquisa mostra um retrato da eficiência da gestão de obras, sejam elas industriais, de serviços e prediais, assim como os trabalhos de apoio, como o de projetistas e gerenciadoras. Esse retrato apresenta importantes informações sobre a execução de obras, como o índice de sucesso, atraso médio, estouro de custos, execução do escopo, etc.

O objetivo, segundo o presidente da Comissão de Obras Industriais e Corporativas (COIC) da CBIC, é fazer uma correlação entre maturidade e sucesso nos projetos.

“Maturidade quer dizer processos robustos de gestão. Possuir metodologia eficaz de planejamento e controle. O aumento do nível de maturidade, passa pela adoção de métodos e processos e treinamento do quadro de pessoal para implementá-los eficazmente”, frisa Ilso de Oliveira. .

Apesar do período decorrido entre a última pesquisa que foi em 2017 e a que acontece agora em 2021 ter sido muito conturbado por uma profunda crise econômica que teve sequência com a crise sanitária, o executivo entende ser possível que os resultados atuais apresentem até uma evolução para melhor.

“Muitas instituições como a CBIC, inclusive, têm trabalhado forte para mostrar para as empresas que Evoluir é Preciso. Apesar de em uma velocidade e abrangência inferior ao desejado entendo que estamos evoluindo”.

Impactos da pandemia de Covid-19 na pesquisa

Para Ilso de Oliveira, com a crise sanitária os empresários aprenderam a utilizar melhor a Tecnologia da Informação.

“Por outro lado, é inegável que a pandemia e a inflação dos insumos dela decorrentes, impôs às empresas uma queda substancial do nível de resultado. Como o conceito de sucesso total está em parte associado ao nível de resultado econômico, atendimento a prazos dos projetos podemos ter aí um reflexo negativo da pandemia”, frisa.

Pesquisa obterá dados de todos os segmentos da engenharia e da construção

Esses dados são de extrema relevância para o País e para as próprias empresas que participam como respondentes.

A expectativa é ter um número de participantes suficiente para a obtenção de relatórios consistentes para todos os segmentos – Indústria Imobiliária, Infraestrutura, Obras Industriais e Corporativas e também Habitação de Interesse Social.

COMPARTILHE!