Logo da CBIC
26/11/2020

ENIC lança guia orientativo sobre gerenciamento de projetos industriais

92º ENIC

A cultura da Gestão Compartilhada é a chave para a reversão dos indicadores de fracasso em parcela representativa dos projetos industriais e corporativos implantados no Brasil. Entretanto, esse modelo gerencial não tem uma bibliografia que permita o aprofundamento sobre o tema. Para mudar esse cenário, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) lança o Guia Prático de Gestão Compartilhada no próximo dia 2 de dezembro, às 14h, durante o 92º Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC).

O guia é resultado do intenso trabalho realizado pela CBIC para estimular esse novo ambiente, contribuindo para o desenvolvimento do setor e do País e como fruto dos trabalhos da sua Comissão de Obras Industriais e Corporativas (COIC).

A apresentação será feita durante o primeiro painel da COIC/CBIC no 92º ENIC pelo ex-diretor de projetos de capital da Vale e presidente da GTEC Consultoria, Galib Chaim, e pelo diretor de Desenvolvimento de Negócios da Tractebel Engineering, Ricardo Fabel, que trabalharam diretamente na construção do Guia.

Escrito por dez profissionais da área, com longos anos de experiência no segmento de obras industriais e corporativas, o guia é composto por 11 capítulos e mais 150 páginas. Soma-se a esse conteúdo o depoimento de outros dez profissionais de reconhecida credibilidade e experiência na implantação de projetos, ratificando a eficácia da Gestão Compartilhada como fator importante no sucesso de um projeto.

Ainda participará do painel o vice-presidente Financeiro da CBIC, Elson Ribeiro e Póvoa, referendando a disposição da entidade em contribuir para melhoria do ambiente de negócios também no segmento de Obras Industriais e Corporativas.

“O nível de sucesso dos projetos implantados no Brasil é comprovadamente baixo. Nos últimos anos, a situação tem se agravado com um elevado número de contratos rompidos. Temos a expectativa que conhecendo o guia, as empresas (contratantes e contratadas) terão maior abertura para implantação da cultura da gestão compartilhada que sem dúvida reduzirá, em muito, os conflitos e negociações intermináveis sobre reequilíbrio e contratos entre outros aspectos. A CBIC coloca à disposição da comunidade que implanta projetos no Brasil informações e depoimentos que no mínimo levarão a uma reflexão sobre o tema”, pontua o presidente da COIC/CBIC, Ilso José de Oliveira.

Garanta sua vaga e participe do painel da COIC/CBIC. A programação completa do 92º ENIC, que nesta edição acontece 100% online, pode ser acessada no site do evento.

O 92º ENIC, o mais importante fórum de debates dos temas estratégicos e da agenda nacional da construção, é uma realização da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e conta com a correalização da Asbraco-DF, Sinduscon-DF e Ademi-DF. O evento conta com apoio do Sesi Nacional e do Senai Nacional e com patrocínio platinum da Arcelormittal Brasil e silver do Sebrae.

COMPARTILHE!