Logo da CBIC
09/09/2022

Saiba as expectativas para o Roadshow RN, CE, AM: Formação de Preços e Relações Contratuais

No dia 27/9, às 16h, a Comissão de Obras Industriais e Corporativas (COIC) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) vai promover o evento ‘Roadshow: Formação de Preços e Relações Contratuais’ com foco nos estados: Rio Grande do Norte (RN), Ceará (CE) e Amazonas (AM). Os objetivos são dialogar, discutir e debater as ações necessárias para mitigar os maiores gargalos quanto ao aprimoramento da produtividade, inovação e competitividade no segmento.

De acordo com o presidente da COIC/CBIC, Ilso Oliveira, a reunião contará com painéis especiais e sua expectativa é excelente. “Estou com uma excelente expectativa para este Roadshow, o segundo de 2022. Desta vez, estamos fazendo o evento em parceria com os Sinduscons do RN, CE e AM. Apresentaremos no evento três painéis especialíssimos”, disse.

Oliveira explicou que o primeiro painel será abrangente, pois tratará como a Engenharia é importante na fase de formação de preços de um projeto. O segundo segundo vai abordar  tema energia com foco especial no sistema de geração eólica, ressaltando o potencial do Nordeste neste quesito. Já o terceiro painel vai discutir o segmento de fertilizantes, que, segundo Oliveira, é uma área em crescimento que já é e será cada vez mais fundamental no cenário de desenvolvimento da economia brasileira.

O presidente do Sinduscon-AM, Frank Souza, considera o evento e o trabalho da CBIC de grande importância. “Eu considero de suma importância o trabalho que a CBIC vem realizando através da COIC. Gostaria de ressaltar a relevância do evento a nível local do Amazonas, que é focado principalmente na implantação do setor de potássio da região do Amazonas. Nós temos um projeto em elaboração e acho que cabe ao empresariado brigar para que seja implementado, sobre o desenvolvimento do potássio nesta região”, falou.

Segundo ele, implementar a mineração de potássio é hoje uma alternativa boa para o Brasil, pois o maior fornecedor da matéria é a Rússia. “Com a guerra, o setor ficou prejudicado. Certamente podemos nos tornar um grande fornecedor de potássio, não só para o Brasil, mas para o mundo. Esse é um trabalho que nós temos que fomentar tanto na economia regional como na nacional, e se possível, na mundial, como já acontece com alguns outros setores da nossa economia brasileira”, destacou.

Além disso, Souza mencionou que a formação de preços está abalada. “Esse é um tema nevrálgico, que muito abala as construtoras. Esses preços não acompanham a evolução que tiveram no mercado atual. Então, o encontro vai trazer isso à tona mais uma vez para encontrar caminhos para o equilíbrio dos contratos”, disse.

Souza ainda detalhou a geração de energia elétrica no estado. “Nós temos que ter energia abundante a nível nacional. Aqui no estado do Amazonas, temos muitas regiões que realmente são prejudicadas por não terem uma fonte energética de usina. Então, precisamos de investimentos e de novas matrizes, como a energia solar, que está muito em desenvolvimento. Portanto, é um tema sensível e importante para discutir nesse seminário”, reiterou.

Sobre a participação da entidade no evento, Souza parabenizou a ação da CBIC e da COIC por abordarem temas como produtividade, inovação, energia e relações contratuais. “Será muito importante esse debate. Certamente, o Sinduscon Amazonas vai conseguir tirar frutos e estender a cadeia da construção civil do estado”, finalizou.

Por fim, o presidente da COIC/CBIC, Ilso Oliveira, realizou um convite a todos. “Estamos esperando um público ainda maior do que tivemos no primeiro Roadshow deste ano. Reforço o convite a todos para participar e aproveitar esta oportunidade de compartilhar conhecimento”, concluiu.

Veja abaixo a programação completa do Roadshow:

16h

Abertura: a COIC, seus projetos e metas

Palestrante: presidente da COIC/CBIC, Ilso Oliveira

16h20

A importância da engenharia na fase de formação de preço dos contratos

Palestrante: CEO na Reta Engenharia, Marcus Cassini

16h40

Perspectivas do setor energético

Palestrante: diretor-presidente do CERNE, Darlan Santos

17h

Potássio do Brasil: segurança alimentar para o Brasil e para o mundo

Palestrante: presidente da Potássio do Brasil, Adriano Espeschit

17h30

Debate

17h50

Encerramento

Aproveite a oportunidade e faça sua inscrição gratuitamente. Não perca!

Clique aqui e garanta a sua vaga neste importante debate.

O evento integra o projeto ‘Fortalecimento das Empresas de Obras Industriais e Corporativas’ da COIC/CBIC com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).

COMPARTILHE!