Logo da CBIC
06/10/2021

Maturidade das empresas e sucesso dos projetos serão discutidos no Enic

A construção é uma das maiores indústrias do mundo. Por ser intensiva de mão de obra, contribui para a geração de emprego e renda no País, bem como para o fortalecimento da economia. A tecnologia na construção civil vem evoluindo a cada dia e é o diferencial na busca da eficiência e produtividade do setor. Neste contexto, é imprescindível discutir o nível de maturidade das empresas garantindo sucesso nos projetos.

Um projeto bem sucedido é aquele que atingiu um objetivo, em sua totalidade. Isto significa que foi concluído e produziu as entregas, resultados e benefícios para clientes, sócios, parceiros e ao próprio mercado. Quando o projeto não é encerrado dentro dos prazos, cria-se insatisfação entre os envolvidos e também prejuízos econômicos.

“Na construção é possível ver projetos com problemas na fase de implementação, orçamentos destoantes, acidentes, atrasos, alterações de escopo, falta de alinhamento com a gestão, por exemplo. Tudo isso, contribui para  avaliar se um projeto terá sucesso ou não. O nível de sucesso está ligado ao nível de maturidade das empresas,” explica Ilso José de Oliveira, vice-presidente da Área de Obras Industriais e Corporativas e presidente da COIC/CBIC.

O nível de maturidade das empresas está ligado ao gerenciamento do projeto e às estratégias de uma organização. Logo, um bom planejamento estratégico empresarial e uma boa gestão de projetos são fatores fundamentais para que mudanças ocorram em prol do sucesso.

“Para que um projeto tenha sucesso é preciso observar a sua evolução e criar a cultura de alinhamento de vetores a fim de potencializarmos o resultado, como uso de boas práticas (processos, ferramentas e organização), criação de uma cultura favorável à boa gestão e governança, apoio da alta administração, entre outras questões”, explica.

 Pesquisa de maturidade em gerenciamento de projetos 

Ao longo dos 12 anos, o professor Darci Prado, Consultor e Sócio da FALCONI – Consultores de Resultados conduziu uma pesquisa para avaliar a maturidade  em Gerenciamento de Projetos de empresas privadas, autarquias, órgãos de governo e terceiro setor.

Segundo dados da pesquisa, “organizações de alto desempenho em gestão de projetos geralmente também são de alto desempenho em sua gestão estratégica e em sua gestão das operações rotineiras.”

“Organizações de alto desempenho apresentam quase o dobro de sucesso total quando comparadas com as de baixo desempenho. E, principalmente, organizações de alto desempenho possuem índice de fracasso quase 11 vezes menor que as de baixo desempenho. Então, uma estratégia que mire o alto desempenho permitirá enormes benefícios, incluindo profundo corte nos prejuízos por estouro de custos.” diz o relatório da pesquisa Maturidade em Gerenciamento de Projetos – Pesquisa Archibald & Prado.

Empresas que trabalham a maturidade organizacional e otimizam seus projetos, mesmo em momentos de crise, continuam crescendo de forma efetiva e diferenciada dos concorrentes.

Painel Enic – No dia 21 de outubro, às 18h, o 93º Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC), vai apresentar o painel ‘Maturidade das Empresas e Sucesso dos Projetos’, com Sérgio Márcio de Freitas Leite, Antônio Batista da Silva Júnior, Darci Prado, Ilso José de Oliveira. Dentro do debate, os convidados vão elucidar tanto os dados da pesquisa, quanto o que é possível fazer para criar maturidade empresarial.

Nesta edição, o Enic será na palma da sua mão. É o maior evento da indústria da construção na tela do seu celular – online e gratuito! Para se inscrever basta se cadastrar no link: https://enic.org.br/

O 93º Enic é uma realização da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e conta com apoio do Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional) e de entidades do setor, com patrocínio do Sebrae, OrçaFascio, Konstroi, Agilean, Brain Inteligência Estratégica, Mútua e Predialize.

COMPARTILHE!