Logo da CBIC
16/08/2021

É amanhã: CBIC debate sobre formação de preços e relações contratuais

A Comissão de Obras Industriais da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (COIC/CBIC) promove nesta terça-feira (17/8), às 16h, a 5ª etapa do Roadshow: formação de preços e relações contratuais, em formato virtual. O evento conta com a parceria das entidades associadas da CBIC no Paraná (Sinduscon Paraná, Paraná Norte, Paraná Noroeste e Paraná Oeste) e apoio da FIEP. Garanta sua vaga!

Direcionado às empresas do mercado de Obras Industriais e Corporativas, mas com temas de interesse do setor de infraestrutura e imobiliário, durante o evento serão tratados aspectos relevantes como: processos de negociação, modalidades de contratos, processos inovadores de planejamento e gestão e metodologias atuais de execução de obras.

O evento contará com dois painéis. No primeiro, direcionado à Gestão Compartilhada, os participantes terão a oportunidade de conhecer o documento “Caminhos para viabilizar a continuidade dos contratos impactados pela pandemia”, que pode ser aplicado tanto em obras de infraestrutura quanto em obras imobiliárias.

Recém-lançado pela COIC, o documento atende às demandas das empresas do setor, que, para manter os projetos em funcionamento, tiveram que arcar com custos não previstos de várias naturezas, situação agravada pelo desabastecimento de insumos e pelo aumento generalizado e expressivo em seus custos.

A CBIC defende e estimula a utilização da cultura da gestão compartilhada na implantação de projetos. “Esta cultura estimula as empresas e profissionais envolvidos a alinharem seus vetores de força da direção de sucesso do projeto”, destaca o presidente da COIC/CBIC, Ilso de Oliveira.

O documento será apresentado pelo membro do Comitê de Inteligência Estratégica (CIE) da COIC, Marcelo Figueiredo. Para Figueiredo, que já atuou em empresas contratantes e empresas contratadas para a execução de obras industriais, o documento contribui para a melhoria do ambiente contratual. “O sucesso de um projeto está associado ao sucesso dos seus participantes”.

No segundo painel, como foco na Valorização da Engenharia, o gestor de projetos da Reta Engenharia, Diego Pontes, apresentará o case de gestão e metodologia da construção do estádio do time Atlético Mineiro, a Arena MRV. O case utilizou o BIM até para futura manutenção e operação do estádio em seu funcionamento, ou seja, BIM 6D (sexta dimensão).

“A valorização se faz presente em um projeto em sua amplitude total, levando em consideração os aspectos de planejamento, segurança técnica, conforto para os usuários, construtibilidade, custo, responsabilidade social, ambiental e prazo de execução. O ganho para o projeto é muito representativo. Infelizmente, esses preceitos não são ainda reconhecidos por parte dos contratantes e implantadores de projetos. Temos a obrigação de fazer esta correção de rota e a CBIC tem sido protagonista neste processo. Muito há por se fazer, mas estamos no caminho e evoluindo”, disse.

Para o presidente da COIC/CBIC, a “5ª etapa do Roadshow: formação de preços e relações contratuais” abre para as empresas e para os profissionais a possibilidade de ampliar seus conhecimentos acerca de inovações na área de gestão e utilização do BIM. “Propicia também a possibilidade de discussão de tema de reequilíbrio de contratos impactados pela pandemia, incluído o desabastecimento e o excessivo aumento de preços dos materiais”.

Os assuntos que serão tratados na reunião têm interface com o projeto ‘Fortalecimento das Empresas de Obras Industriais e Corporativas’, da COIC/CBIC, com correalização do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).

Participe!

COMPARTILHE!