Logo da CBIC
31/05/2021

CBIC destaca a importância da engenharia em portos e aeroportos

 

A Comissão de Obras Industriais e Corporativas (COIC) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) dá início a mais uma fase da Campanha de Valorização da Engenharia, que mostra os desafios da engenharia por trás da construção de portos e aeroportos.

O presidente da COIC/CBIC, Ilso José de Oliveira, destaca a relevância da atuação deste profissional e ressalta a responsabilidade com a segurança, o orçamento e o envolvimento de um grande contingente de trabalhadores para a construção de aeroportos e portos. “Sem a engenharia, portos e aeroportos simplesmente não existiriam”, lembra.

De acordo com o presidente do Instituto de Engenharia, Paulo Ferreira, a construção de um aeroporto é uma obra complexa, inclui análise das condições climáticas e envolve vários ramos da engenharia. “Para a construção das pistas de pouso e de decolagem são necessárias especializações em mecânica dos solos, em hidráulica para drenagem e em pavimentação para a parte superior da pista”, explica.

No caso dos portos, Joel Krüger, presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), lembra que as instalações precisam ser resistentes ao contato com a salinidade da água do mar. “São obras pensadas para durar de 50 a 100 anos. É essencial conhecer o comportamento da natureza nos locais onde serão realizadas as instalações”, diz.

Krüger cita ainda a importância de se conciliar a construção do empreendimento com a preservação do meio ambiente, com as ligações aos acessos rodoviários e ferroviários da região para o adequado escoamento das cargas, e com as necessidades da sociedade.

“Os cadernos e estudos de Santos Dumont eram engenharia pura. A evolução do que se tinha na época de Dumont e dos Irmãos Wright para a abundância de voos comerciais que temos hoje passou nas mãos de milhares de engenheiros em todo o mundo”,  complementa o presidente do Confea.

A ação faz parte do projeto Fortalecimento das Empresas de Obras Industriais e Corporativas da Comissão de Obras Industriais (COIC) com correalização do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).

COMPARTILHE!