Logo da CBIC
10/02/2021

Malha ferroviária é tema de painel do ENIC 2020

A Comissão de Obras Industriais e Corporativas (COIC) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) apresentou, no 92º Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC), o painel “Retomada: Plano de Investimento no Segmento) que mostrou como  o transporte ferroviário no País pode movimentar o setor da construção civil.

 

O presidente da COIC, Ilso José de Oliveira, abriu o evento e lembrou que o transporte ferroviário requer investimentos muito relevantes. Os palestrantes foram o diretor de Expansão da Rumo Logística, Rafael Langoni e o vice-presidente da CBIC Centro-Oeste, Renato de Sousa Correia.

 

O diretor de Expansão da Rumo Logística fez uma apresentação sobre “infraestrutura para a transformação da logística brasileira”. Ele falou sobre as operações da empresa, de Norte a Sul do Brasil, em relação às malhas ferroviárias, sobre a sustentabilidade das ferrovias x rodovias e expos as ações desenvolvidas pela Rumo Logística em portos, nos terminais de armazenagem e na logística de contêineres.

 

O setor da Construção sempre contribuiu para a geração de empregos e na área de construção de transporte ferroviário não foi diferente. “O Terminal Intermodal de Rondonópolis (Mato Grosso) está finalizado e envolveu a geração de quase quatro mil empregos, diretos e indiretos”, citou Langoni.

 

O vice-presidente da CBIC Centro-Oeste comentou que é surpreendente ver as atuais transformações no setor ferroviário brasileiro, com  as expansões das ferrovias. Durante o debate, Correia questionou se o século 21 seria de crescimento da região Centro-Oeste. “O século 19 foi do Rio de Janeiro, o século 20 foi de São Paulo”, comparou.

 

Langoni respondeu que o Centro-Oeste é o futuro, região das commodities agrícolas. O diretor de Expansão da Rumo Logística concluiu falando que o Terminal intermodal de  Rondonópolis (MT) é um exemplo que mostrou como a infraestrutura pode destravar a capacidade e trazer crescimento. “Acreditamos muito no potencial da região, que é vanguardista”.

 

O 92º ENIC é uma realização da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). Conta com a correalização da Asbraco-DF, Sinduscon-DF e Ademi-DF e apoio do Sesi Nacional e do Senai Nacional e patrocínio platinum da Caixa e da Arcelormittal Brasil e silver do Sebrae.

 

As ações da comissão têm interface com o projeto “Fortalecimento das Empresas de Obras Industriais e Corporativas” da COIC/CBIC, com a correalização do Serviço Nacional de Aprendizagem Industriai (Senai Nacional).

 

COMPARTILHE!