Logo da CBIC
18/04/2019

Cases de sucesso em obras industriais terão destaque no Enic

Engenharia valorizada, Building Information Modeling (BIM) e planejamento 4D, cases de sucesso, ética e compliance. Estes são alguns dos assuntos planejados pela Comissão de Obras Industriais e Corporativas (Coic) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção – promovedora do evento – para o 91º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic). Será uma série de palestras com empresários e especialistas, divididas em dois painéis, que trarão o que há de mais atual no setor.

O Enic ocorrerá de 15 a 17 de maio, na Barra da Tijuca, e contará com a participação de empresários, acadêmicos, representantes de entidades do setor da construção e do governo. As inscrições estão abertas.

De acordo com o vice-presidente da área de Obras Industriais e Corporativas da CBIC, Ilso José de Oliveira, os painéis foram formatados para propiciar o debates amplo e o encaminhamento de soluções. “Vamos trazer para a mesa de debates além de profissionais de notável saber, dirigentes de empresas contratantes de obras industriais e de empresas prestadoras de serviços de engenharia, construção e montagem”, disse.

O primeiro debate da Coic será em 16 de maio, com o tema “Caminhos para a viabilização de projetos industriais: Planejamento e Inovação”. Está confirmada a presença do ex-diretor de projetos de Capital da Vale e atual presidente da GTEC Consultoria, Galib Abrahão Chaim, que abordará a importância da valorização da engenharia para aumentar os níveis de segurança e sucesso dos projetos.

Também participarão o diretor operacional da Reta Engenharia, Marcus Cassini, e o diretor técnico da Dois A Engenharia, Antonio Medeiros de Oliveira.

O segundo painel, em 17 de maio, incluirá o lançamento de duas publicações: uma cartilha sobre contratos e outra sobre Budget Difference Income (BDI). Os documentos visam dar às empresas mais informações para calcular custos e nortear decisões. A apresentação ficará a cargo do coordenador da Subcomissão de contratos do Sindicato da Indústria da Construção de Minas Gerais (Sinduscon-MG), Thiago Gomes de Melo.

A programação também contará com uma palestra do diretor executivo da Refe Engenharia, Ângelo Rech, que tratará da sua trajetória como um dos pioneiros no uso do BIM na região Sul do país — somada a sua experiência de mais de 20 anos de obras industriais.

Ética e compliance também farão parte da pauta da Coic. Primeiro, a vice-presidente de Responsabilidade Social da CBIC, Ana Cláudia Pontes, apresentará um histórico do trabalho da entidade na área. A seguir, o diretor Executivo da Tarjab, Carlos Alberto Borges, fará uma exposição sobre o case Real no segmento.

Os temas abordados têm interface com o projeto da CBIC “Fortalecimento das Empresas de Obras Industriais”, correalizado com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial.

COMPARTILHE!