Logo da CBIC
21/02/2022

COIC divulga pesquisas do setor e perspectivas para 2022

A Comissão de Obras Industriais e Corporativas da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (COIC/CBIC) realizou, nesta segunda-feira (21), a primeira reunião do ano. O encontro abordou os avanços da comissão em 2021, apresentou os resultados de duas importantes pesquisas para o setor, e divulgou as perspectivas para 2022. 

O presidente da COIC/CBIC, Ilso José de Oliveira, falou sobre os trabalhos conduzidos em 2021 e destacou quatro principais projetos: Valorização da Engenharia – campanha realizada com o objetivo de levar à sociedade uma maior consciência da importância da engenharia e construção; Gestão Compartilhada – estruturação de um EAD sobre a metodologia da gestão compartilhada; Inovação e competitividade; e perspectivas e interação com o mercado. 

Incluído ao projeto de Valorização da Engenharia, a COIC/CBIC contratou a empresa Paraná Pesquisas para saber a percepção, entre população em geral e engenheiros, sobre o valor da engenharia. Os resultados do estudo foram apresentados pela CEO da empresa, Nair Quintanilha, e estarão disponíveis em breve no site da CBIC. 

Durante o encontro, também foi divulgada a pesquisa inédita, realizada em nível nacional, sobre os gargalos de produtividade, inovação e competitividade no segmento de obras industriais e corporativas. O diretor-geral da Somatório Inteligência, Marcello Guerra, apresentou os principais resultados. Os gargalos constatados foram referentes à mão de obra, cadeia de suprimentos, fatores conjunturais e gestão de processos/desafios organizacionais. Mais detalhes também estarão disponíveis em breve no site da CBIC. 

Um dos pontos que mais chamou a atenção da Luciana Guerra, da Somatório Inteligência, empresa que realizou o levantamento, foi a disponibilidade das pessoas em responder às perguntas da pesquisa. “Os entrevistados  entenderam a importância de participar de um estudo como esse, e foi muito importante a predisposição para falar sobre o tema”, revelou.

Ainda sobre os trabalhos desenvolvidos em 2021, de acordo com o presidente da COIC/CBIC, Ilso José de Oliveira, além da pandemia, que afeta a todos, uma das principais dificuldades enfrentadas pelo segmento, foi a escassez de insumos, que prejudicou bastante os projetos. Sobre os projetos da COIC, Oliveira comemorou o cumprimento dos trabalhos. “Apesar das dificuldades, tivemos uma colaboração muito intensa das empresas e nós conseguimos cumprir integralmente o que estava planejado”, concluiu. 

Para 2022, a COIC definiu como principais projetos a continuidade da campanha de nacional de Valorização da Engenharia, a produção das aulas e o lançamento do curso EAD de Gestão Compartilhada, o desenvolvimento de um periódico – com destaque às ações relacionadas aos pontos sobre inovação, produtividade e competitividade, previsto para ser realizado por membros da comissão e do setor, assim como a continuidade dos Roadshows da COIC, sobre formação de preços e relações contratuais. Por fim, a ampliação da atuação do CIE-COIC com a interlocução com clientes, associações e Federações da indústria, incluindo a realização de eventos nacionais. 

A iniciativa tem interface com o projeto “Fortalecimento das Empresas de Obras Industriais e Corporativas” da Comissão de Obras Industriais (COIC) da CBIC, com a correalização do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).

COMPARTILHE!
Comissão de Obras Industriais e Corporativas
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.