Logo da CBIC
21/09/2022

Prefeitura de Salvador licencia primeiro empreendimento em formato BIM

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) emitiu o primeiro alvará de construção do país em formato BIM (Building Information Model), no dia 20/09, para um empreendimento na capital baiana. O projeto foi analisado e aprovado por meio do sistema que permite o licenciamento de empreendimentos residenciais de torre única, de forma mais rápida, eficiente e sem a utilização de papel.

De acordo com o secretário da Sedur, João Xavier, a tecnologia traz mais agilidade no processo de licenciamento e beneficia a instalação de empreendimentos no município. “Salvador é a primeira cidade do Brasil a analisar e licenciar empreendimentos utilizando exclusivamente a tecnologia. Com o projeto em modelo BIM, se toda a documentação for apresentada em conformidade, o tempo de análise e concessão de alvará para esse tipo de construção é de apenas 45 dias, o que contribui para o desenvolvimento econômico da capital baiana”, afirma.

Para o presidente da Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia (Ademi-Ba), Cláudio Cunha, a adoção do BIM é um grande avanço para o mercado imobiliário e eleva Salvador a um patamar inédito no Brasil. “Os projetos analisados em BIM reduzem a burocracia, diminuem os custos, garantem a segurança jurídica e velocidade no licenciamento do empreendimento. Vamos incentivar os escritórios de arquitetura e engenharia a investir na tecnologia”, conclui.

“Paulatinamente a cultura do BIM vai se incorporando. O estado, como indutor, estimula as empresas a investir na inovação. Importante que a transformação seja feita com base num cronograma claro, democratizado é viável para que as empresas possam ir se adaptando sem que percam competitividade”, destacou o presidente da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Comat/CBIC), Dionyzio Klavdianos.

 Atualmente, a plataforma, disponível no Portal Simplifica, contempla o licenciamento de empreendimentos R3–01 (residenciais torre única) e futuramente serão beneficiadas as construções de habitação de interesse social, as multiresidenciais e as não residenciais. A ferramenta permite a criação de projetos em 3D e automatiza a análise dos parâmetros urbanísticos.

Além disso, oferece mais segurança, precisão técnica para a execução do projeto e otimização do trabalho interno do órgão. O analista fica responsável apenas pelo trabalho que exige análise humana, já que o sistema é capaz de verificar os itens objetivos de forma automática. A avaliação dos setores é realizada de forma simultânea.

(Com informações da Prefeitura de Salvador)

COMPARTILHE!

Agenda COMAT

Abril, 2024